Com entrada gratuita, Memorial Brumadinho passa a receber visitantes a partir desta quarta-feira

29/01/2025 às 13h03
Memorial Brumadinho homenageia vítimas de rompimento de barragem (Divulgação/Nitro/Leo Drumond)

O Memorial Brumadinho, criado em lembrança aos 272 mortos no rompimento da barragem da Vale, na Grande BH, foi aberto à visitação pública nesta quarta-feira (29). O espaço fica na comunidade de Córrego do Feijão, área atingida pela lama de rejeito de minério. A entrada é gratuita.

A inauguração oficial aconteceu no último sábado (25), quando a tragédia completou seis anos. A cerimônia foi fechada para familiares das vítimas e autoridades. Agora, a população geral poderá visitar as instalações, que estarão abertas sempre de quarta-feira a domingo.

Os visitantes conhecerão os 272 ipês amarelos que representam cada uma das vítimas, um espaço meditativo, duas salas de exposição, um conjunto de cristais que serão iluminados sempre às 12h28 dos dias 25 de janeiro, horário em que houve o colapso.

Uma escultura branca quadrada traz a representação de uma cabeça que chora, expressando a dor e a perda humana. Além disso, um corredor expõe os nomes de todos os mortos.

O Memorial ainda tem um espaço reservado para receber os segmentos corpóreos das vítimas, que foram encontrados pelos Bombeiros, mas não sepultados.

O projeto é assinado pelo premiado escritório mineiro Gustavo Penna Arquitetos Associados. A criação foi uma demanda de familiares de vítimas e foi viabilizada a partir de um acordo com a mineradora Vale e instituições de Justiça.

Reparação simbólica

A Fundação Memorial Brumadinho, instituição de direito privado sem fins lucrativos, foi criada em 2023 para administrar o espaço.

“O Memorial Brumadinho, que homenageia e honra às 272 vidas interrompidas, tem sua atuação voltada a exposições, acervo, pesquisa e ações educativas, mobilizando dinâmicas de reflexão sobre a maior tragédia humanitária do país para que desastres como este não se repitam”, detalha comunicado da administração.

“O Memorial Brumadinho é um espaço de rememoração e de reflexão, pautado no compromisso ético de reparação simbólica a partir das memórias daqueles que foram vitimados pelo rompimento da barragem. Sua existência reflete a importância de não esquecer esse acontecimento e de compreendê-lo como uma prática de violência contra a humanidade e o meio ambiente”, completa Fabíola Moulin, presidente da Fundação.

Serviço

Memorial Brumadinho

Endereço: Rua Hum, nº 100, Bairro Córrego do Feijão – Brumadinho
Entrada: gratuita
Horários:
Segunda e terça: fechado
Quarta à sexta: 9h30 às 16h30
Sábado, domingo e feriado: 9h30 – 17h30
Informações: www.memorialbrumadinho.org.br
Contato: [email protected]

Pablo Nascimento

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ