Youtuber mineiro é apontado como envolvido em esquema internacional de fake news sobre vacinas

everson zoio
Everson Zoio foi citado em investigação sobre fake news (Reprodução/@eversonzoio/Instagram)

O youtuber mineiro Everson Zoio foi apontado em uma reportagem investigativa internacional como um dos influenciadores que integrou um esquema internacional de disseminação de fake news contra a vacina da Pfizer. Uma agência recomendou que youtubers orientassem seus seguidores para que não tomassem a vacina contra a Covid-19.

Segundo reportagem da BBC, uma agência de marketing digital chamada Fazze teria enviado uma oferta a alguns influenciadores no mundo todo. A proposta continha informações mentirosas sobre falsas mortes relacionadas à vacina da Pfizer.

Ainda de acordo com a reportagem, o youtuber mineiro chegou a publicar o vídeo, mas apagou após um tempo. O caso só veio à tona depois que dois influencers expuseram a oferta da agência, ambos são europeus. Além de Everson, um outro criador de conteúdo, da Índia, também é citado no esquema como um dos que aceitaram a proposta de disseminação de fake news.

O esquema

Conforme aponta a emissora BBC, a agência pediu que os envolvidos não mencionassem que o vídeo estava sendo patrocinado, e também era obrigatório que eles fingissem que as falas eram apenas conselhos, de forma espontânea, já que as plataformas digitais têm regras que proíbem que usuários omitam quando o conteúdo é patrocinado.

O texto da agência Fazze propunha que os influenciadores compartilhassem um caso de vazamento de dados da Agência Europeia de Medicamentos. Apesar do caso ser verdadeiro, não estava relacionado à mortes por vacinas. Mas, neste contexto, daria a falsa impressão de que as estatísticas da taxa de mortalidade vieram do vazamento.

A reportagem ainda aponta que os influenciadores também receberam uma lista, para ser compartilhada com os seguidores, com links de artigos duvidosos, todos usando o mesmo conjunto de números que supostamente mostravam que a vacina Pfzer era perigosa.

Quando dois dos influenciadores que receberam a proposta, expuseram a campanha no Twitter. São eles
Léo Grasset e Mirko Drotschmann. Após a repercussão, a maioria dos artigos desapareceu da web.

A reportagem do BHAZ tentou contato com Everson Zoio mas não houve resposta até o final desta edição. Caso ele se manifeste, esta matéria será atualizada.

Edição: Giovanna Fávero
Jordânia Andrade[email protected]

Repórter do BHAZ desde outubro de 2020. Jornalista formada no UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) com passagens pelos veículos Sou BH, Alvorada FM e rádio Itatiaia. Atua em projetos com foco em política, diversidade e jornalismo comunitário.

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