Morre sambista Quinho da Salgueiro aos 66 anos

Intérprete lutava contra um câncer desde 2022 (Reprodução/Redes Sociais)

O intérprete de sambas-enredo Quinho do Salgueiro morreu ontem (3), aos 66 anos, no Rio de Janeiro. De acordo com parentes, a causa da morte foi insuficiência respiratória. Quinho participou dos títulos de 1993 e 2009 da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro no carnaval carioca.

“Hoje o Salgueiro Chora! Com profunda emoção e um nó na garganta, comunicamos o doloroso adeus a Melquisedeque Marins Marques”, registrou a Acadêmicos do Salgueiro em post no Instagram. “Quinho não foi apenas um intérprete talentoso; ele foi a voz que ecoou em cada conquista, em cada desfile, e que se entrelaçou intimamente com a alma do Salgueiro”, acrescenta.

O intérprete enfrentava um câncer de próstata desde 2022 e estava internado no Hospital Evandro Freire, no Rio de Janeiro, quando morreu. “Ele viveu e respirou cada nota, cada batida do coração acelerado da bateria. Ele personificou o espírito salgueirense, e sua ausência deixa um vazio indescritível”, completou a escola de samba.

Quinho começou a carreira no bloco Boi da Ilha, que deu origem à escola de samba União da Ilha. Depois, passou a cantar junto com Aroldo Melodia, na escola da Ilha do Governador, até se tornar, em 1985, o intérprete principal da escola.

Também participou do carnaval paulista pela escola de samba Rosas de Ouro, em 2000, que se despediu do artista. “Tivemos a honra de contar com seu talento no carnaval de 2000, quando levamos para o Anhembi o enredo ‘Yés, nós temos mais que bananas’. A diretoria da Rosas de Ouro expressa as mais sinceras condolências aos familiares, amigos e todos os fã do grande Quinho!”, publicou.

O velório do corpo de Quinho será nesta sexta-feira (5), a partir das 9h, no Cemitério Cacuia, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Para esta quinta-feira (4), a Acadêmicos do Salgueiro irá realizar uma despedida, na quadra da escola de samba, a partir das 15h.

Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!