Prefeitura divulga espetáculos pré-selecionados para o FIT BH 2024; veja lista

Festival está previsto para acontecer entre 20 e 30 de junho (Divulgação/Kika Antunes)

Os preparativos para o Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte (FIT BH) já começaram. Nessa terça-feira (16), a Prefeitura de BH, realizadora do evento, divulgou a lista de espetáculos pré-selecionados e suplentes da 16ª edição do encontro, previsto para ocorrer entre 20 e 30 de junho.

Nove obras foram escolhidas dentre as mais de 130 propostas enviadas para a organização. A curadoria partiu de um chamamento público destinado exclusivamente para artistas, grupos, coletivos, pessoas físicas e jurídicas de Belo Horizonte e região metropolitana. A lista completa pode ser conferida através deste link.

A produção do evento entrará em contato com os pré-selecionados para definir a disponibilidade e as condições de participação das atrações na programação oficial.

História

Parte essencial da política pública de cultura do município, o FIT BH celebra 30 anos de história em 2024. O tema da vez, “Teatro: Patrimônio Cultural – Pontes de Memória”, tem peso notável. Também em 2024, o reconhecimento do teatro como patrimônio cultural imaterial da capital pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município completa 10 anos.

A curadoria da edição é composta por pessoas com formação multidisciplinar, capazes de selecionar conteúdos relevantes sobre o tema proposto. São elas: Soraya Martinsatriz, crítica teatral, curadora independente e pós-doutoranda em Literatura; Tina Dias, atriz, curadora, gestora cultural e professora; e Assis Benevenuto, ator, diretor, dramaturgo, pesquisador e doutorando em Estudos Literários.

decreto pbh shows teatro
(Reprodução/Cia. Luna Lunera)

Realizado pela primeira vez em 1994, o FIT BH alcançou, desde a primeira edição, uma excelente recepção junto à população belo-horizontina, indo ao encontro da forte vocação da cidade para o Teatro de Grupo e a experimentação artística.

Sua importância para o cenário cultural da cidade foi reconhecida e, em 31 de janeiro de 2008, por meio da Lei 9.517, o festival foi instituído como evento oficial, passando a ser realizado bienalmente pela Prefeitura de Belo Horizonte.

O Festival já trouxe à capital artistas de 45 países, contemplando produções de todos os continentes. Consolidado como um dos mais importantes festivais internacionais de teatro do país, o FIT BH valoriza a difusão, a formação, a reflexão e o intercâmbio cultural.

Então se liga!

FIT BH 2024
Data: 20 a 30 de junho
Lista de pré-selecionados: portalbelohoriozonte.com.br

Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!