Advogado desenvolve aplicativo contra caixa 2 em campanhas no Estado

O combate contra a corrupção ganhou um novo aliado nestas eleições municipais. É o aplicativo para smartphones “OAB Caixa 2”, lançado pela seccional mineira da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB), na última semana.

A novidade permite que qualquer cidadão envie textos, vídeos ou fotos que comprovem denúncias contra eventuais candidatos ou partidos que insistirem em extrapolar os limites, previstos em lei, sobre os gastos em campanhas.

A Bhaz conversou com o desenvolvedor do aplicativo, o advogado Hebert Alcântra, 31, que é vice-presidente da subseção da OAB-MG em Montes Claros.

Ele explicou que o aplicativo consiste em uma ferramenta inovadora, que facilita a participação da sociedade na fiscalização. “Esta é a maneira mais fácil que o cidadão tem para denunciar”, disse. “Em tempo real, qualquer pessoa poderá enviar textos e fotos para tentar impedir que ocorra irregularidades nas campanhas”, explicou.

Ainda de acordo com o desenvolvedor da novidade, há preocupação, por parte da ordem dos advogados, para que a ferramenta não seja utilizada por candidatos com o objetivo de prejudicar adversários políticos. “Cada intervenção será analisada pela Ouvidoria da OAB com critérios rigorosos . Só então a denúncia será encaminhada”, destacou.

As campanhas eleitorais que iniciam-se em agosto próximo, serão as primeiras desde que as novas regras de financiamento eleitoral entraram em vigor, em janeiro deste ano.

O aplicativo “OAB Caixa 2” já está disponível para download gratuito nos sistemas IOS e Android.

 

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!