Anastasia promete reconstruir MG e não descarta Aécio em campanha: ‘Estamos no CTI’

Henrique Coelho/Bhaz

“Reconstruir Minas Gerais financeiramente”. Essa é a principal proposta do senador Antônio Anastasia, candidato do PSDB ao governo de Minas Gerais. Em convenção realizada na tarde deste sábado (28), na capital mineira, a participação tucana no pleito foi oficializada na chapa que tem o deputado federal Marcos Montes (PSD) como vice.

Em coletiva, Anastasia disse que “em todos os aspectos” a situação do Estado é crítica, principalmente na questão financeira. Ele ponderou que o governo precisa honrar os compromissos com os servidores pagando os salários em dia e repassando as verbas aos municípios. “Deixamos a casa toda organizada e agora ela está depredada, desmazelada. Estamos no CTI, mas temos força e valor para superar a dificuldade. Juntos vamos tentar reerguer o nosso Estado”, explanou.

Sobre a ausência do também senador Aécio Neves na convenção, Anastasia evitou apresentar sua opinião. “O senador já manifestou sua intenção e nós queremos os votos de todos os 16 milhões de mineiros”, afirmou o candidato, não descartando o apoio. No entanto, Anastasia não informou se o ex-presidente do PSDB estará em sua campanha: “Essa matéria ainda não está decidida”.

A entrevista do governador Fernando Pimentel (PT) ao Bhaz também repercutiu durante o evento. Anastasia respondeu à declaração do petista, que chamou o choque de gestão do governo tucano de “choque de conversa fiada”. “Basta ver as 220 estradas que fizemos e que levaram o Pró-acesso. Vou perguntar a ele quando encontrá-lo: ‘Quantas estradas você fez?'”.

O PSDB, de acordo com o senador, continua contactando os partidos que fazem oposição ao atual governo, com o objetivo de ainda realizar alianças com eles. O deputado federal Rodrigo Pacheco (DEM) e Márcio Lacerda (PSB), ex-prefeito de Belo Horizonte, estão na lista de políticos procurados pelo grupo.

Por volta das 16h, Anastasia subiu ao palco no ginásio do Minas Tênis Clube e à militância disse que o governo de Pimentel “empurra a responsabilidade para os outros”. “Uma hora a culpa é dos caminhoneiros, outra dos aposentados. Nunca a culpa é deles. É o governo da empurração”, disse.

“Descaso do governo”

A atual gestão de Fernando Pimentel foi duramente criticada por prefeitos e deputados durante a convenção. O prefeito de São Tiago, na região Central de MG, Denílson Silva (PSDB) disse estar assustado com a “cara de pau” do governador para pedir votos. “Esse desgoverno deve ao nosso município R$ 2,5 milhões. A petralhada é a máquina de roer cérebro”, disse.

O atual presidente do PSDB-MG deputado Domingos Sávio afirmou que a vitória de Anastasia trará o trabalho e a decência de volta à Minas Gerais. “Procuramos resgatar a política dos homens de bem. Nós temos a consciência do desastre do desgoverno que mentiu para professores e servidores e que naufragou Minas Gerais na pior crise da história”.

Senado

A convenção também contou com a presença de pré-candidatos ao Senado apoiados pelo PSD: Carlos Viana (PHS) e Dinis Pinheiro (Solidariedade). Em sua fala, Dinis afirmou não temer a disputa com a ex-presidente Dilma. Para ele, a petista nunca se importou com os mineiros. “Olha o legado que ela nos deixou: 14 milhões de desempregados. Ela não conhece nossa mineirice, nunca tomou uma cachaça com nós”, disse.

Negra Mary participou do evento com apresentações musicais (Henrique Coelho/Bhaz)
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!