Barroso, presidente do TSE, diz que voto impresso criará ‘caos’

luis roberto barroso Assinatura termo de cooperação ICN
Barroso diz que volta do voto impresso no Brasil traria o ‘caos’ (Antonio Augusto/Ascom/TSE)

Por Júlia Portela

Em entrevista à GloboNews, o presidente o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, defendeu a votação eletrônica. “Nós vamos criar o caos em um sistema que funciona muitíssimo bem”, diz. Barroso, no entanto, não condena a comissão especial criada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) para discutir a proposta de emenda à Constituição (PEC), da deputada Bia Kicis (PSL-DF), que determina a votação impressa. A PEC obriga o uso de votos em papel na votação e na apuração de eleições, plebiscitos e referendos no Brasil.

O presidente do TSE afirma que, em uma democracia, “nenhum tema é tabu”. Para Barroso, a desconfiança no sistema de votação pode ser resultado da falta de conhecimento sobre o sistema, uma vez que o processo pode ser auditado e conferido na sua integridade. O presidente do TSE ressaltou que o voto impresso criaria “caos” e “ampla judicialização” do resultado eleitoral.

“O Brasil tinha, nas últimas eleições que eu presidi, quase 500 mil candidatos. Você imagina se um terço deles resolver questionar o resultado e pedir conferência judicial dos votos. Nós vamos criar o caos no sistema que funciona muitíssimo bem”. Por fim, com o exemplo dos Estados Unidos, Barroso afirmou que a votação impressa permitiria que os candidatos que não fossem eleitos alegassem que houve fraude no processo, o que seria “problemático”.

Leia outras reportagens no Metrópoles, parceiro do BHAZ.

Metrópoles

O Metrópoles é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Distrito Federal e do país são especialidades do portal.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!