Bolsonaro alfineta Judiciário durante visita presidencial: ‘Não têm do que nos acusar’

Bolsonaro Barragem de Oiticica
Presidente da República discursou a apoiadores no Rio Grande do Norte (Reprodução/TV Brasil/YouTube)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) visitou a Barragem de Oiticica, em Jucurutu (RN), e anunciou investimentos no estado nesta quarta-feira (9). Durante o discurso, o chefe do Executivo mencionou o combate do país à pandemia de Covid-19 e criticou a atuação do Judiciário brasileiro ao longo de seu governo. Segundo ele, “se tiver algo contra alguém será no campo da injúria, calúnia e difamação e nunca prisão”.

O prefeito de Jucurutu abriu a cerimônia e falou sobre a obra da barragem no município, que está na fase final de construção e será a porta de entrada para as águas do Rio São Francisco no estado nordestino. Depois disso, Bolsonaro tomou a palavra e se dirigiu ao público ali presente, em meio a aplausos e ovações.

Ao final do discurso, o chefe do Executivo insinuou que o Poder Judiciário nem sempre toma decisões democráticas. Ele citou a prisão de parlamentares, além da desmonetização de páginas que propagam informações enganosas na internet.

“Não têm do que nos acusar, a não ser grosso, fala palavrão, insensível, não é democrata. Eu não prendi nenhum deputado, eu não desmonetizei página de ninguém, eu não ameaço ninguém, mesmo os que me ofendem, os que me atacam. E se tiver algo contra alguém será no campo da injúria, calúnia e difamação e nunca prisão”, disse o presidente.

‘Tudo girava lá em cima’

Em discurso que condenou a “política do lockdown”, classificando a medida como desumana, Bolsonaro agradeceu pela oportunidade de falar ao povo potiguar. “Agradeço a Deus por receber, por parte das mãos de muitos de vocês, esta frente executiva federal de nossa querida pátria, chamada Brasil. Se fosse fácil, a missão seria de outro. É difícil, [é preciso] mais que sabedoria. Peço e Ele me dá, também coragem para decidir o destino desta nação”, disse o presidente.

Relembrando um período anterior à 2019, quando assumiu a posição, o líder citou a existência de “conchavos” e avaliou que em outros governos “tudo girava em cima, lá na região do Planalto Central”. De acordo com Bolsonaro, os recursos e investimentos que “sobravam” para a região do Rio Grande do Norte eram interpretados como um favor. Em seu governo, ele afirma que não permite esse tipo de distinção.

Eleições ‘limpas’ e transparência

“É nossa obrigação atender a todos vocês. Tudo que acontece em Brasília tem dinheiro de vocês, do nosso salário, obras, investimentos, tudo vem do povo brasileiro. Se vocês nada produzirem, nós também nada seríamos em Brasília. […] Vejam os ministros que antecederam e esses aqui. Façam a devida comparação, veja a qualidade dessas pessoas. Eu sou aquela pessoa que vocês acreditaram para compor o Ministério”, afirmou.

Por fim, o presidente da República disse que seu governo quer eleições limpas, de transparência. “Jamais vou impor qualquer vontade minha sobre vocês. Muito pelo contrário”, garantiu.

Confira a visita de Jair Bolsonaro à Barragem de Oiticica na íntegra:

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!