Bolsonaro é provocado e tenta tirar celular de youtuber em confusão na saída do Alvorada

Bolsonaro e Wilker Leão
Presidente foi chamado de ‘tchutchuca do centrão’ e provocado pelo homem (Emerson Soares/TV Globo)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se envolveu em uma confusão com um youtuber ao sair do Palácio da Alvorada, em Brasília, nesta quinta-feira (18). Chamado de “tchutchuca do centrão” e provocado pelo homem, o mandatário tentou tirar o celular da mão dele.

As imagens foram feitas pelo cinegrafista Emerson Soares, da TV Globo, e publicadas no g1. O youtuber Wilker Leão, que faz vídeos provocando bolsonaristas e petistas, aparece questionando o presidente sobre decisões do governo federal.

“Por que o senhor limitou a delação premiada?”, perguntou, antes de ser empurrado ao chão por um dos apoiadores que tirava selfies com Bolsonaro no momento. “Presidente, o senhor acha o quê sobre essa violência comigo?”, continuou.

Wilker Leão se recusou a se retirar do local, apesar de pedidos da equipe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), e continuou provocando o presidente. “Eu estou aqui todo dia, quero ver ser corajoso de sair para conversar comigo. Você é tchutchuca do centrão”, disse.

Depois de ser chamado de “covarde”, “safado” e “vagabundo”, Bolsonaro saiu em direção ao youtuber e tentou pegar o celular dele. O presidente também segurou Leão pela gola da blusa e pelo braço.

Conversa

Leão foi levado para longe do presidente pelos seguranças, e o presidente seguiu conversando com os apoiadores. Depois de alguns minutos, o youtuber voltou ao local e conversou com Bolsonaro.

“Você pode conversar comigo à vontade, mas por que essa agressividade?”, perguntou o presidente. “Porque quando eu converso tranquilo com o senhor, quando eu fui lá [no cercadinho], fui proibido de entrar de novo para conversar tranquilo”, respondeu Wilker Leão.

Ele voltou a questionar as limitações à delação premiada, presentes em lei sancionada por Bolsonaro em 2019. O mandatário respondeu que “o Congresso aprova as leis”, mas o youtuber disse que o presidente tem poder de veto e sanção.

“Não é esse poder todo. Quem determina as leis originalmente é o Congresso. Se eles derrubarem o voto, é lei”, rebateu Jair Bolsonaro. “Mas o senhor não vetou, esse é o problema”, disse Leão.

Os dois também conversaram sobre o orçamento secreto, a reforma tributária, e aliança com partidos do Centrão. O registro completo feito pelo cinegrafista da TV Globo dura cerca de 11 minutos.


Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!