Bolsonaro sobrevoa BH e região e anuncia verba de R$ 892 milhões para reconstrução de cidades

Divulgação/Planalto + Moisés Teodoro/BHAZ

O presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), anunciou que o governo federal fará um repasse de R$ 892 milhões para os municípios de região Sudeste se recuperarem dos estragos causados pelas chuvas históricas dos últimos dias. O dinheiro será destinado aos Estados de Minas, Rio e Espírito Santo.

Para conseguir o dinheiro, os municípios devem entregar projetos de recuperação ao Ministério do Desenvolvimento Regional, que vai analisar o pedido e liberar a verba.

Na tarde desta quinta-feira (30), Bolsonaro esteve em Belo Horizonte, onde sobrevoou as regiões afetadas pela chuva. Na sequência, se reuniu com o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), e o prefeito Alexandre Kalil (PSD), que não participou do voo.

No fim do encontro, o presidente anunciou o repasse e outras medidas para reduzir os efeitos das chuvas. Além da verba aos municípios, a Caixa vai liberar o FGTS para os atingidos. O governo federal também vai auxiliar na liberação das vias interditadas.

“Tem sido dias difíceis para Minas, Espírito Sando e Rio de Janeiro. O Governo federal se solidariza com familiares das vítimas e se coloca ao lado do sofrimento do povo de Minas Gerais. O governo veio com sete ministros para cá apresentar o que foi conseguido, até o momento, por parte da área federal”, disse o presidente. “Estamos trabalhando ombro a ombro para mitigar os problemas ocorridos com essa catástrofe dos últimos dias”, acrescentou.

Zema agradeceu a presença do presidente e disse que está atento à situação do Estado. “Desde o primeiro momento, o governo tem acompanhado, 24h por dia, essa situação de emergência. Infelizmente tivemos 55 perdas de vida e mais de 30 mil desalojados e desabrigados”, ressaltou o governador. “Parece que o pior já ficou para trás. Mas, o Estado ficará atento a tudo”, disse.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!