Candidatos ao Governo de Minas alfinetam Zema após ausência em debate na Band; veja destaques

Candidatos no debate
Participaram hoje Alexandre Kalil, Carlos Viana, Lorene Figueiredo e Marcus Pestana (Reprodução/Band)

Os candidatos ao Governo de Minas não deixaram a ausência do governador Romeu Zema (Novo) passar em branco no debate da Band, na noite deste domingo (7). Participaram hoje o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), o senador Carlos Viana (PL), a professora Lorene Figueiredo (PSOL), e o ex-deputado federal Marcus Pestana (PSDB).

Questionado sobre o que a falta de Zema sinalizaria, Kalil alfinetou o atual governador do estado: “se você não falasse, não íamos nem notar. Minas Gerais é um povoado de ausência. Não estou sentindo a menor falta, sinceramente”.

Marcus Pestana criticou a decisão do mandatário, defendendo que a ida ao debate eleitoral é um dever do candidato e um direito do eleitor. “É lamentável este vazio. É a falta total de presença que reflete o comportamento”, disse.

Em outro momento, ao comentar sobre o metrô de Belo Horizonte e defender a privatização da CBTU-BH (Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Belo Horizonte), Alexandre Kalil também fez menção à falta do governador entre os candidatos.

“O que precisamos é de um governador que não seja ausente, que cobre pela população, de um governador que tenha coragem”, disse o ex-prefeito de Belo Horizonte. Ele também alfinetou Zema neste momento, ao citar verbas liberadas pelo governo federal: “ele é tão amigo do Bolsonaro, ou era, porque agora parece que não é mais, que era só interesse…”.

Propostas e críticas

Ao longo do debate, os candidatos discutiram sobre temas como saúde, segurança pública, mineração, transporte, educação, dívidas do estado e mais.

“O problema da segurança pública não é falar que vai dar aumento. É falar que vai dar 40%, fazer assembleia para aprovar, e não aprovar. O que nós temos é gente ausente”, disse Kalil, em referência a uma proposta enviada por Zema à ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) de recomposição salarial para policiais militares e civis de quase 42%.

A única candidata mulher presente no debate, Lorene Figueiredo (PSOL), defende como primeira medida caso eleita a regulamentação da Lei Mar de Lama Nunca Mais, que institui uma política estadual de segurança de barragens. Ela ainda criticou o projeto de mineração na Serra do Curral, também criticada por Pestana.

O senador Carlos Viana, apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), rebateu Lorene Figueiredo ao ser questionado sobre índices de violência no estado, principalmente contra a mulher. “Os índices de criminalidade estão em queda no Brasil todo”, respondeu, defendendo que o governo federal estabeleceu diversas políticas públicas destinadas a mulheres.

Enquanto Kalil defendeu a privatização da CBTU-BH, Viana disse que, caso eleito, vai tornar o metrô da capital o “principal meio de transporte” para toda a região metropolitana. Ele relembra um investimento anunciado pelo presidente da República, mas afirma que o dinheiro “está parado” porque Zema “não foi buscar”.

Primeiro debate

A Band transmitiu neste domingo o primeiro debate dos candidatos ao Governo de Minas Gerais. O debate contou com cinco blocos, com perguntas entre os candidatos e também de jornalistas do Grupo Bandeirantes.

A mediação do debate é de Adriana Araújo, âncora da BandNews FM. Confirmaram presença o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, o senador Carlos Viana, a professora Lorene Figueiredo, o ex-deputado federal Marcus Pestana e o governador do estado, Romeu Zema, que não participou.

O TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) prevê a participação de candidatos cujos partidos que têm representatividade no Congresso.

Zema ausente

Apesar de ter confirmado a presença, o candidato à reeleição Romeu Zema recuou e não participou do debate. De acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa de Zema, ele “aguardou até o último momento para avaliar se estaria em condições plenas” para ir ao debate.

No entanto, o governador não teria se recuperado totalmente de uma indisposição que teve durante a semana. O problema de saúde, ainda segundo a assessoria, teria impedido o governador de cumprir compromissos da agenda desde terça-feira (2).

“Romeu Zema vai acompanhar a exibição, atento às propostas que serão apresentadas”, finaliza o comunicado.

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!