Coronel da Defesa Civil de BH vai compor equipe de secretários de Bolsonaro

Alexandre Lucas aceitou convite da equipe do presidente eleito (Roger Victor/Defesa Civil)

O coronel e subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, Alexandre Lucas Alves, fará parte da equipe de secretariado do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). Ele foi convidado para assumir a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que será parte do futuro Ministério de Desenvolvimento Regional, chefiado por Gustavo Canuto.

A Defesa Civil da capital, confirmou o aceite de Alexandre Lucas para o convite e disse, em nota, que “no momento, estão se desenvolvendo as tratativas para sua nomeação”.

Quem é?

Alexandre Lucas Alves é natural de Belo Horizonte, bacharel em Ciências Militares, com ênfase em defesa social; especializado em Gestão Estratégica de Segurança Pública e formado em prevenção de desastres, em curso realizado na Alemanha promovido pelo Centro de Formação Profissional da Indústria Bávara e do Estado da Baviera no Brasil.

O coronel já foi secretário-Executivo da Defesa Civil de Minas Gerais, de 2004 a 2010; colaborador e palestrante da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional; gestor de desastres em Minas Gerais, de 2005 a 2010; gestor de desastres nos estados de Santa Catarina e Piauí, em 2009; cumpriu missão humanitária brasileira no terremoto do Haiti, em 2010 e, desde então, é gestor de desastres na Prefeitura de Belo Horizonte – 2011 a 2018.

Além disso, também é professor e acumula passagens em instituições como Fundação João Pinheiro; Centro de Pesquisa e Estudos de Desastres de Santa Catarina; Escola de Defesa Civil do Governo de Minas Gerais e PUC Minas. Como acadêmico, ele tem dois artigos publicados.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!