Datafolha: Lula segue na liderança com 50% dos votos válidos; Bolsonaro tem 36%

lula bolsonaro pesquisa datafolha
Em última pesquisa antes do primeiro turno, Lula segue à frente de Bolsonaro (Reprodução/@ricardostuckert + @lulaoficial/Instagram + Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Em última pesquisa do Datafolha antes do primeiro turno, divulgada hoje (1º), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança com 50% dos votos válidos. O atual chefe do Executivo aparece com 36%.

No último levantamento, nessa quinta-feira (29), os dois candidatos apareciam com a mesma porcentagem. O cenário dos votos válidos exclui os brancos e nulos e são usados pela Justiça Eleitoral para o resultado final das eleições. 

Simone Tebet (MDB) pulou para a terceira colocação, com 6% (tinha 5% na pesquisa anterior). Ciro Gomes (PDT) perdeu um ponto percentual, ficando com 5% (tinha 6% na última). Soraya Thronicke (União Brasil) manteve os mesmos 1% do último levantamento.

Considerando o votos totais, Lula tem 48% (tinha 48% na pesquisa anterior). O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 34% (tinha 34% na última pesquisa).

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram ouvidas 12.800 pessoas em 310 cidades. A pesquisa do Datafolha foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-00245/2022.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!