Negro, LGBT e casado: Suplente de Jean Wyllys já foi detido e é pai de dois filhos; conheça

Reprodução/Facebook

Com a desistência do deputado Jean Wyllys (PSOL) de assumir seu mandato e seu anúncio de que vai deixar o Brasil, o suplente para o cargo é o vereador carioca David Miranda (PSOL). O novo deputado tem 33 anos, é formado em Comunicação e casado com o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, há 13 anos. O casal adotou dois filhos.

“Sou negro, LGBT, da favela do Jacarezinho: essas três coisas fazem com que a gente nunca acredite que vai pisar na Câmara de Vereadores”, diz Miranda em seu site de apresentação.

O primeiro vereador assumidamente gay da história do Rio de Janeiro nasceu em 10 de maio de 1985 na favela do Jacarezinho, zona norte do Rio. Já foi engraxate, faxineiro, office boy, panfleteiro e caixa de comércio.

Em 2016, foi eleito vereador no Rio de Janeiro com 7.012 votos e, em 2018, conquistou a vaga de 1º suplente ao cargo de deputado federal com 17.356 votos.

David, Glenn e os filhos João Victor e Jonathan (Reprodução/Facebook)

Carreira

No final de 2012, ao lado de Glenn e da documentarista Laura Poitras, David trabalhou organizando publicações sobre as denúncias de espionagem baseadas em documentos fornecidos pelo ex-agente da Agência Nacional de Segurança, a NSA, Edward Snowden.

As primeiras publicações sobre o esquema de espionagem são de junho de 2013. No Brasil, as informações de Snowden revelaram que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos não só monitorava as transações da Petrobras, como a ex-presidente Dilma Rousseff.

Por conta disso, sob a justificativa da Lei Antiterrorismo britânica, numa conexão no Reino Unido, David foi detido pela Polícia Metropolitana de Londres.

Reprodução/Facebook

Sem acesso à comunicação, nem presença de um advogado, David passou 9 horas sendo duramente interrogado e teve a câmera, o celular, o laptop e outros objetos pessoais apreendidos.

David processou a polícia londrina e, em fevereiro de 2014, recorreu e venceu a decisão do tribunal britânico. Os juízes entenderam que o Anexo 7, chave da Lei Antiterrorismo britânica, feria a lei europeia.

Em 2017, o então vereador David Miranda anunciou que ele e Greenwald haviam se tornado pais de duas crianças, João Victor e Jonathan.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!