Diferença cai, mas Lula segue líder com 44%; Bolsonaro tem 36%, aponta Exame/Ideia

lula bolsonaro pesquisa
Lula e Bolsonaro aparecem como favoritos na disputa presidencial (Reprodução/@ricardostuckert/Instagram + Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança das intenções de voto no 1º turno, com 44%, enquanto Jair Bolsonaro (PL) vem logo atrás, com 36%. Os dados são da pesquisa Exame/Ideia, divulgada na madrugada desta quinta-feira (25).

Na sequência, Ciro Gomes (PDT) aparece com 9%, a senadora Simone Tebet (MDB) vem em quarto lugar com 4% das intenções de voto. Pablo Marçal (Pros), Felipe D’Ávila (Novo) e Vera Lúcia (PSTU) surgem com 1% cada.

Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil), Roberto Jefferson (PTB) e José Maria Eymael (DC) fizeram menos de 1% nesta pesquisa. Por fim, “ninguém, branco e nulo” aparecem com 2%; não sabem, são 3%.

A diferença entre Lula e Bolsonaro diminuiu três pontos percentuais desde a última pesquisa, no dia 21 de julho. O candidato do PT aparecia com mesmos 44%, enquanto o atual presidente da República estava com 33%.

Segundo turno

Caso Lula e Bolsonaro se enfrentem no 2º turno, o ex-chefe do Executivo sairia com a vitória, marcando 49% das intenções de voto. O atual presidente ficaria com 40%. “Ninguém, branco e nulo” aparecem com 7%, enquanto 4% ainda não sabem em quem votar nestas eleições.

Em um possível cenário entre Lula e Tebet, o petista aparece com 46%, enquanto adversária surge com 26%. “Ninguém, branco e nulo” somam 24%; os que não sabem são 4%.

Em um embate entre Bolsonaro e Ciro, o presidente da República leva a melhor. O candidato do PL venceria com 38% das intenções de voto, e o ex-governador do Ceará ficaria com 34%. “Ninguém, branco e nulo” ficam com 18%, enquanto 10% ainda não sabem.

Já no confronto entre Lula e Ciro, o petista venceria com 43%, enquanto o adversário seria derrotado com 31% das intenções de voto. “Ninguém, branco e nulo” somem 22%; não sabem aparecem como 4%.

Por fim, em último cenário, testado entre Bolsonaro e Tebet, o chefe do Executivo ganharia as eleições com 40% das intenções de voto, enquanto a senadora ficaria com 25%. “Ninguém, branco e nulo” ficam com 27%, e 8% até o momento não sabem em quem votar.

Avaliação do governo

A pesquisa ainda mostrou a avaliação do governo Bolsonaro. “Ruim ou péssimo” somam 46%, enquanto 34% disseram ser “ótimo/bom”. “Regular” ficou com 19% e os que não souberam responder são 1%.

A pesquisa ouviu 1,5 mil pessoas dos dias 19 a 24 de agosto deste ano pelo Brasil. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A confiança do levantamento é de 95%. O número de registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-02405/2022. Veja a íntegra aqui.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!