Eduardo Bolsonaro usa fala antiga de Kalil e dispara contra prefeito: ‘Projeto de tiranete’

eduardo bolsonaro kalil
O deputado federal se referiu a Kalil como um tirano (Reprodução/Leonardo Marques/ASCOM/MCTI) + Reprodução/@alexandrekaliloficial/Instagram)

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) usou as redes sociais para tecer críticas ao prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). Em publicação no Twitter, o político compartilhou duas reportagens, uma de novembro de 2020 e outra dessa terça-feira (1º) para apontar supostas contradições nas declarações do mineiro. “Eis o projetor de tiranete de BH”, disparou Eduardo Bolsonaro.

Na primeira manchete publicada pelo filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), lê-se: “Kalil diz que vai interditar comércios e prender quem aglomerar em BH”. Já na segunda, mais recente, o prefeito de Belo Horizonte questiona: “Já pensou se eu saio prendendo quem sai de abadá batendo tambor na rua?”, em fala alusiva ao Carnaval de 2022 na capital mineira.

‘Prisão para você, folia para mim’

Em 2020, data da primeira matéria do R7, BH enfrentava o avanço da pandemia na cidade. Assim sendo, Kalil informou que adotaria uma fiscalização mais rigosora quanto a aglomerações. “A notificação e as notinhas acabaram. Agora vamos lacrar os estabecimentos. Temos autoridade, segundo me informou a Polícia Militar, para prender os irresponsáveis, além de fechar os estabelecimentos”, disse à época.

Já na reportagem do início deste mês, escrita pelo jornal O Tempo, o prefeito de Belo Horizonte declarou à imprensa que vivemos em uma democracia e que “não temos autoridade para proibir que ninguém saia na rua”. Além disso, afirmou que o governo municipal fez o que tinha que fazer “dentro de uma coerência técnica e sanitária”.

Bolsonaro parece ter encontrado contradições na comparação, apesar da diferença temporal, e criticou os posicionamentos do líder. “Prisão para você, folia para mim”, disse Eduardo.

Confira provocação abaixo:

Repercussão

Nos comentários da publicação, Eduardo Bolsonaro dividiu opiniões. “Engraçado que durante toda pandemia o sobe e desce no centro de BH nunca foi fechado, porquê será? Lá ninguém mexe..”, disse um homem. Outra pessoa disparou: “Mas aí eu te pergunto, caro deputado. Se algum prefeito descumpre a constituição federal que dá direito de ir e vir ao cidadão, quem deveria fazer compria a constituição e garantir os direitos da população???? Quem???”.

Veja outros tuítes abaixo:

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!