FHC declara voto em Lula no segundo turno: ‘História de luta pela democracia e inclusão social’

fhc lula
Ex-presidente pelo PSDB, Fernando Henrique Cardoso votará em Lula no segundo turno (Reprodução/@FHC/Twitter)

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) declarou oficialmente, nesta quarta-feira (5), voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais.

“Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva”, disse o ex-chefe do Executivo em publicação no Twitter.

O PSDB liberou, nessa terça-feira (4), os diretórios estaduais para apoiar qualquer um dos dois candidatos. Ainda ontem, o governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), declarou voto no atual presidente, Jair Bolsonaro.

Além de FHC, o ex-presidenciável e atual senador José Serra (PSDB) também declarou voto no petista para o segundo turno. Outro apoio ao candidato do PT veio do PDT e de seu candidato, Ciro Gomes, que concorreu no primeiro turno.

FHC contra voto impresso e alfinetada em Bolsonaro

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) se posicionou contra a adoção do sistema de voto impresso, defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e os apoiadores dele. A postagem aconteceu em junho de 2021.

FHC, autoridade máxima do Poder Executivo entre 1995 e 2003, foi eleito em 1994 ainda em um sistema majoritariamente impresso. Já em 1998, foi reeleito no sistema eletrônico. Para o tucano, o sistema eleitoral funciona bem e não existe razão para mudá-lo.

O ex-chefe do Executivo nacional ainda deixou a entender que o motivo da mudança não parece partir de boas intenções. “O sistema eleitoral, depois que o voto passou a ser sem papel manuscrito, funcionou bem. Para que mudá-lo? Por bons motivos não parece ser…”, escreveu em postagem na rede social.

Quem é FHC?

FHC graduou-se em Sociologia pela Universidade de São Paulo e mais tarde tornou-se professor emérito daquela universidade. Foi ministro das Relações Exteriores no governo de Itamar Franco, em 1992.

O político foi o 34º presidente eleito no Brasil, em 1995, se reelegendo e depois passando a faixa para Lula (PT) em 2003.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!