O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), foi reeleito neste domingo (27), no segundo turno das eleições, e permanece no cargo de chefe do Executivo municipal pelos próximos quatro anos. Com 100% das urnas apuradas, Fuad recebeu 53,73% dos votos e ganhou de Bruno Engler, que teve 46,27% dos votos válidos.
Fuad votou na manhã de hoje (27) no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, no Lourdes, região Centro-Sul de BH. Ele estava acompanhado do vice Álvaro Damião (União Brasil), e do ministro de Minas e Energia, Alexandre da Silveira (PSD).
No primeiro turno, Fuad ficou com 26,54% dos votos válidos, enquanto Engler conquistou 34,38%, conseguindo virar o resultado no segundo turno.
Perfil Fuad Noman
Prefeito de Belo Horizonte desde 2022, após a saída de Alexandre Kalil para a disputa do governo de Minas, Fuad Noman tem 77 anos, é natural de Belo Horizonte, formado em economia Ceub (Centro de Ensino Unificado de Brasília) e pós-graduado em programação econômica e execução orçamentária e também escritor. O político fez carreira no serviço público como funcionário de carreira do Banco Central.
Com longa trajetória na administração pública, foi secretário executivo da Casa Civil da Presidência da República durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1996 e 1997.
Depois disso, atuou como consultor do FMI (Fundo Monetário Internacional) para o governo de Cabo Verde, na África, foi diretor do Banco do Brasil e presidente da Brasilprev.
Em Minas Gerais, fez parte dos governos de Aécio Neves e Antônio Anastasia, como secretário de Fazenda e de Transporte e Obras Públicas e depois como secretário Extraordinário para a Coordenação de Investimentos.
Também foi presidente da Gasmig (Companhia de Gás de Minas Gerais), além de atuar no setor privado como consultor financeiro.
No primeiro mandato de Alexandre Kalil, quando o vice-prefeito era Paulo Lamac, Fuad Noman foi nomeado secretário municipal de Fazenda, cargo que exerceu de 2017 até 2020. No segundo mandato, assumiu o cargo de vice para, em seguida, ficar à frente da prefeitura.