Governo de Minas se pronuncia pela primeira vez sobre exoneração em massa

Divulgação/Agência Minas

O Governo de Minas se manifestou pela primeira vez sobre a exoneração em massa de comissionados, oficializada na quarta-feira (2) em decreto publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado. Uma nota emitida pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão nesta quinta-feira (3) afirma que ainda está sendo feito o levantamento para contabilizar o impacto.

“Está em andamento o levantamento de pessoal a partir de dados enviados por todos os setores de Recursos Humanos (RHs) do Estado. A coleta de informações está transcorrendo, neste momento, para a verificação consistente do quadro de funcionários de recrutamento amplo para que haja enxugamento da máquina pública mineira, seguindo a plataforma de governo eleita em Minas”, afirma trecho do posicionamento (leia na íntegra abaixo).

A nota ressalta que as exonerações não atingiram quaisquer “serviços essenciais”: “para reparar decreto da administração anterior que previa o desligamento de comissionados em todas as áreas”.

A expectativa é que tenham sido cortadas 6 mil pessoas dos quadros do Executivo. As exonerações levaram incertezas a segmentos da administração pública, como a comunicação, por exemplo. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais teme, inclusive, pelo futuro dos veículos.

“As pessoas podem dizer que a TV não dá audiência para justificar essa situação, mas o objetivo da comunicação pública é garantir diversidade, é ser diversa, além de mostrar a cultura e as tradições de Minas Gerais. O mesmo com a Rádio Inconfidência: quantos artistas deixaríamos de ouvir e conhecer. São conteúdos que não estão nos canais hegemônicos e são importantes para os mineiros. A comunicação pública não tem interesse em disputar audiência “, explicou a presidente do sindicato, Alessandra Mello (veja mais aqui).

Nota do Governo de Minas na íntegra:

Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais informa que, conforme previsto em decreto publicado na primeira edição do Diário Oficial deste atual governo, está em andamento o levantamento de pessoal a partir de dados enviados por todos os setores de Recursos Humanos (RHs) do Estado.

A coleta de informações está transcorrendo, neste momento, para a verificação consistente do quadro de funcionários de recrutamento amplo para que haja enxugamento da máquina pública mineira, seguindo a plataforma de governo eleita em Minas.

O decreto que estabeleceu exonerações deste pessoal que não é concursado resguardou todos serviços essenciais para reparar decreto da administração anterior que previa o desligamento de comissionados em todas as áreas.

Secretaria de Planejamento e Gestão

 

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!