Pesquisa do Ipec divulgada nessa terça-feira (30) aponta Romeu Zema (Novo) como o líder na disputa pelo governo de Minas Gerais. O atual mandatário tem 44% das intenções de voto, seguido por 24% do ex-prefeito de BH Alexandre Kalil (PSD).
O levantamento apresentou aos eleitores dez candidatos: Alexandre Kalil, Cabo Tristão (PMB), Carlos Viana (PL), Indira Xavier (Unidade Popular), Lorene Figueiredo (PSOL), Lourdes Francisco (PCO), Marcus Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB), Romeu Zema e Vanessa Portugal (PSTU).
Primeiro turno
Em relação à primeira rodada da pesquisa Ipec Minas, divulgada no dia 15 deste mês, Zema cresceu 4 pontos percentuais e Kalil 2%.
O candidato pelo PL, Carlos Viana, aparece como o terceiro colocado com 3% das intenções de voto; ele caiu 3 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.
Veja abaixo relação completa:
- Romeu Zema (Novo): 44%;
- Alexandre Kalil (PSD): 24%;
- Carlos Viana (PL): 3%;
- Cabo Tristão (PMB): 1%;
- Lorene Figueiredo (PSOL): 1%;
- Marcus Pestana (PSDB): 1%;
- Renata Regina (PCB): 1%;
- Vanessa Portugal (PSTU): 1%;
- Brancos e nulos: 11%;
- Não souberam: 13%.
Segundo turno
Enquanto Zema tem 52% das intenções de voto na pesquisa estimulada para o segundo turno, Alexandre Kalil aparece com 30%. Quem pretende votar branco ou nulo soma 10 pontos percentuais, e quem não sabe ou não respondeu são 9% dos entrevistados.
Na pesquisa espontânea – quando o entrevistador não apresenta nomes dos candidatos -, Romeu Zema também larga na frente com 30%, contra 17% de Kalil. Viana vem logo atrás, com 2 pontos percentuais.
Os eleitores que votarão branco, nulo ou em nenhum dos candidatos são 9%. A porcentagem de 40% diz que não sabe em quem votaria.
Os candidatos Cabo Tristão (PMB), Indira Xavier (Unidade Popular), Lorene Figueiredo (PSOL), Lourdes Francisco (PCO), Marcus Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB) e Vanessa Portugal (PSTU) não pontuaram nas intenções de voto para o 2º turno.
Rejeição entre candidatos
O levantamento ainda revela que Alexandre Kalil, tem a maior rejeição entre os candidatos. 21% dos entrevistados dizem que não votariam de jeito no ex-prefeito de BH, enquanto Zema tem 15% de rejeição.
Os que não votariam no Cabo Tristão são 10% e, logo em seguida, aparece Viana com 9%. Já os entrevistados que não rejeitam nenhum candidato ao governo mineiro são 15%.
Confira abaixo:
- Alexandre Kalil (PSD): 21%;
- Romeu Zema (Novo): 15%;
- Cabo Tristão (PMB): 10%;
- Carlos Viana (PL): 9%;
- Marcus Pestana (PSDB): 8%;
- Vanessa Portugal (PSTU): 8%;
- Lorene Figueiredo (PSOL): 6%;
- Renata Regina (PCB): 6%;
- Indira Xavier (Unidade Popular): 5%;
- Lourdes Francisco (PCO): 5%;
- Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 15%;
- Não souberam: 31%.
A pesquisa encomendada pela Globo ouviu 1.504 pessoas entre 27 e 29 de agosto em 83 cidades de Minas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é MG‐09592/2022.