Tapetes rasgados, janelas quebradas: Janja mostra à Globo estado do Palácio da Alvorada

janja mostra danos palácio alvorada
Primeira-dama abriu as portas do Alvorada para a Globonews (Reprodução/Globonews)

Janja Lula da Silva, a primeira-dama do Brasil, abriu as portas do Palácio da Alvorada à Rede Globo para mostrar o estado em que encontrou a casa oficial da Presidência.

A socióloga convidou a Globonews para visitar o local nessa quinta-feira (5) e apontou os danos materiais no espaço onde morará com o presidente Lula (PT).

Entre sofás rasgados, janelas quebradas e infiltração nas paredes, Janja lamentou o estado de conservação do local. Segundo ela, algumas obras de arte listadas na residência não foram encontradas no local.

Na sala de Estado, onde ocorrem reuniões de trabalho da Presidência, a jornalista Natuza Nery testemunhou que o assoalho está com partes soltas. Além disso, ela ainda encontrou obras de arte danificadas pelo sol.

Confira partes da entrevista exclusiva:

Lula ‘desolado’ com o estado do Alvorada

Janja conta que Lula visitou o Alvorada na terça (3) e não ficou feliz com o que viu. “Ele ficou um pouco desolado. Porque ele morou um ano e meio com dona Marisa na Granja do Torto [uma das residências oficiais da Presidência da República] pra fazer uma grande reforma”, afirma.

A primeira-dama recorda que, à época,”as obras foram restauradas, foi tudo deixado perfeito. E aí pra encontrar isso em dez anos, nesse estado, passando por dois governos”.

Em uma das salas de jantar, Janja encontrou o ambiente sem móveis. Ela diz não saber o que aconteceu e afirma que precisa descobrir se o espaço era ou não mobiliado.

Janja e Lula planejam reforma

Segundo Natuza, a intenção de Janja é começar uma reforma em uma parte da residência do Alvorada, nos próximos 20 dias, para que ela e o presidente possam ir para lá. A situação deve atrasar um pouco a mudança do casal.

Por outro lado, na outra área privada e na parte pública, a reforma deve continuar mesmo com a presença deles.

“O prédio é tombado. Estamos pensando em fazer o tombamento das coisas que estão dentro do Alvorada, para que não aconteça mais isto: de um governante chegar e retirar as coisas que são patrimônio do Estado brasileiro”, disse.

Veja alguns registros do interior do Palácio da Alvorada:

Áreas do Palácio da Alvorada apresentam infiltração — Foto: Reprodução/GloboNews
Infiltração no Palácio da Alvorada (Reprodução/Globonews)
Sala onde são feitas as reuniões de estado está com tábuas soltas no chão — Foto: Reprodução/GloboNews
Piso da sala onde são feitas reuniões no Alvorada (Reprodução/Globonews)
Sofá rasgado no Palácio da Alvorada — Foto: Reprodução/GloboNews
Sofá rasgado no Palácio da Alvorada (Reprodução/Globonews)
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!