Lacerda diz que manterá candidatura ao Governo de Minas, contrariando decisão nacional do PSB

O imbróglio sobre a candidatura do ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), ao governo de Minas Gerais ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira (2). Mesmo com o acordo nacional entre o Partido Socialista Brasileiro e o Partido dos Trabalhadores (PT), que inviabiliza a pretensão de Lacerda ao posto de chefe do Estado, o político cravou que vai manter sua candidatura ao governo.

Em comunicado divulgado no início desta tarde, Lacerda convocou delegados do partido para apoiar sua decisão de manter a candidatura. No sábado (4), o PSB realiza convenção em um hotel na região da Savassi, em Belo Horizonte.

No fim da tarde de quarta-feira (1º), Lacerda divulgou uma carta se dizendo “indignado, perplexo e revoltado” com a comunicação recebida por meio do presidente do partido, Carlos Siqueira, sobre o alinhamento do PSB com o PT. Fato que colocaria o socialista como apoio à chapa do governador Fernando Pimentel (PT), que concorre à reeleição.

“Na tarde de hoje fui surpreendido pelo meu partido, o PSB, que a direção nacional do partido tomou a decisão política de alinhamento com o PT em Minas Gerais. A mim foi oferecida, como alternativa à candidatura ao governo do Estado, a candidatura ao Senado em uma composição com o Partido dos Trabalhadores, sugestão com a qual prontamente discordei. Recebi esta comunicação com indignação, perplexidade, revolta e desprezo”, disse Lacerda na carta.

O ex-prefeito de Belo Horizonte escreveu também: “Sou um cidadão que vem tentando contribuir ao longo da minha vida para tentar tornar o mundo um lugar melhor. Mesmo quando interesses que não estão a serviço para o melhor da população, das cidades, estados e País, não podemos perder a esperança. O povo mineiro nunca perdeu a esperança e continuará tendo em mim um cidadão, como você, que acredita que uma mudança profunda precisa acontecer. Eu acredito. E é possível”.

Segundo o PT informou ao Bhaz, o acordo fechado na quarta-feira terá o resultado inverso em outro Estado – Pernambuco. A vereadora petista Marília Arraes desistirá da candidatura ao governo local para apoiar o atual governador Paulo Câmara, que concorre à reeleição pelo PSB. “O grande articulador político deste acordo é o governador Fernando Pimentel, que negociou nacionalmente esta aliança”, diz trecho da nota petista.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!