Lula afirma que PSDB ‘acabou’ e ironiza possibilidade de ‘golpe’ por Bolsonaro

Lula Bolsonaro
Lula consegue manter liderança em nova pesquisa eleitoral (José Cruz/Agência Brasil + Marcos Corrêa/PR)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nessa terça-feira (31), que o PSDB “acabou”. Durante evento para o lançamento do livro “Querido Lula”, em evento na PUC-SP, o pré-candidato à presidência recordou o período em que ficou preso. Ele também voltou a criticar Jair Bolsonaro (PL).

“Vocês estão lembrados que uma vez um senador do PFL [o Jorge Bornhausen] disse que era preciso acabar com ‘essa desgraça do PT’. O PFL acabou. E agora quem acabou foi o PSDB. E o PT continua forte, continua crescendo e continua um partido que conseguiu compor a maior frente de esquerda já feita neste país”, disparou Lula, na presença de Dilma Rousseff e outros aliados.

O petista também declarou que, enquanto estava na prisão, tinha a consciência de ser o “dono da verdade”, que sustentava uma narrativa verdadeira mesmo após ser condenado. “Estou livre. Estou até, se o PT quiser, me propondo a ser candidato outra vez. Estou muito animado e isso é por conta de vocês”, falou aos apoiadores.

“Não adianta o Bolsonaro dizer que vai dar golpe, dizer ‘só Deus me tira daqui’. Se ele diz que só Deus tira ele de lá, e como eu acredito que a voz do povo é a voz de Deus, a voz do povo vai tirar ele de lá”, garantiu.

‘Precisamos derrotar o fascismo’

Lula aproveitou para anunciar que está vivendo um momento “primoroso” tanto na vida pessoal quando na política. “E é um momento primoroso para a política brasileira, porque me parece que o povo brasileiro realmente tomou consciência que nós precisamos derrotar o fascismo e restabelecer a democracia deste país”.

Após recordar a situação do Brasil durante a pandemia, mencionou também a fome e a pobreza que assolam o país. “Nós estamos lutando contra gente muito ruim. Nós estamos lutando contra os matadores da [vereadora] Marielle. Nós estamos lutando contra milicianos, as pessoas que não têm medo de matar inocente, de fazer com o Genivaldo o que a Polícia Rodoviária fez em Sergipe”, disse.

“Vocês vão ver o ‘Lulinha paz e amor’ com mais paz, com mais amor e com mais vontade de levar vocês de volta ao poder nesse país”, finalizou o político.

Uma pesquisa BTG/FSB divulgada nessa segunda-feira (30) mostra Lula liderando a corrida presidencial, com 46% das intenções de voto. Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 32%, e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) vem logo atrás, com 9%.

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!