Lula confirma André Quintão, do PT, como vice de Kalil na chapa para o Governo de Minas

André Quintão
Deputado estadual é o nome do PT na chapa (Clarissa Barçante/ALMG)

O deputado estadual André Quintão (PT) será o candidato a vice na chapa de Alexandre Kalil (PSD) ao Governo de Minas, para as eleições de 2022. O nome do parlamentar foi confirmado pelo ex-presidente Lula (PT) nesta quinta-feira (26).

Lula, Kalil, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT) e o presidente do PT-MG, Cristiano Silveira, se reuniram hoje em São Paulo para consolidar a aliança. O Partido dos Trabalhadores abriu mão do nome de Reginaldo para o Senado, para que o PSD apresente Alexandre Silveira para a reeleição.

Lula e Kalil
Políticos selaram o acordo para as eleições (Ricardo Stuckert/PT)

Conforme o acordo, a campanha da aliança Lula-Kalil será coordenada por Lopes e pelo presidente da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), Agostinho Patrus (PSD).

“Juntos, vamos trabalhar pela vitória em Minas e no Brasil, para que nosso povo volte a ter esperança numa vida com dignidade e direitos, com emprego e renda, com desenvolvimento e justiça social, num país soberano e democrático”, diz a nota divulgada pelo ex-presidente Lula nesta tarde.

Lula e Kalil

A decisão pelo nome de André Quintão como vice vem após um longo impasse que adiou a consolidação da aliança do ex-prefeito de Belo Horizonte com o ex-presidente Lula. O presidente da ALMG, Agostinho Patrus, era o outro nome cotado para o cargo de vice na chapa, mas acabou desistindo para que a entrada de um nome do PT estabelecesse de vez o acordo.

A aliança Lula-Kalil foi confirmada oficialmente, depois de muita especulação e negociação, na última quinta-feira (19). O ex-prefeito publicou um vídeo de divulgação da campanha em que os pré-candidatos aparecem de forma descontraída, no meio do povo.

“A esperança que surgiu (Lula e Kalil), Minas Gerais já aplaudiu (Lula e Kalil), o sorriso dos mineiros se abriu (Lula e Kalil)”, diz trecho do jingle que acompanha o vídeo. Assista:

André Quintão

Assistente social e sociólogo, André Quintão nasceu em Belo Horizonte e é deputado estadual no exercício do quinto mandato. Ele foi reeleito em 2018 com 71.615 votos, para o mandato 2019/2022.

Em 2015, Quintão assumiu a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), e voltou à ALMG em maio de 2016. Na casa legislativa, ele é líder do bloco parlamentar “Democracia e Luta”, de oposição ao governo de Romeu Zema (Novo).

Ele também foi líder do PT na Assembleia na última legislatura, em 2017/2018, e também já foi líder do bloco “Minas Melhor”, que integrava a maioria dos parlamentares.

Antes de assumir o cargo de deputado estadual, André Quintão foi eleito vereador de Belo Horizonte em 1997 e reeleito em 2000. Na Câmara Municipal, ele foi líder do governo Célio de Castro, líder do PT e membro dos Conselhos Municipais da Cidade, da Juventude e da Saúde.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!