Moraes prorroga prisão de homem que ameaçou Lula e ministros do STF

Ivan Boa Pinto
Ivan Boa Pinto foi preso na última sexta-feira, em Belo Horizonte (Reprodução/Redes sociais)

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou a prorrogação da prisão preventiva de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, acusado de ameaçar o ex-presidente Lula (PT) e os ministros da Corte. Em decisão publicada hoje (26), Moraes acolheu o pedido da Polícia Federal pela prorrogação.

Ivan Boa Pinto foi preso na sexta-feira (22), em Belo Horizonte. O mandado de prisão foi decretado pelo próprio Moraes, após pedido da PF, que avaliou existir risco de Ivan promover “ações violentas” contra os ameaçados. A corporação, considerou, ainda, a possibilidade dos vídeos acabarem por influenciar terceiros.

Na decisão publicada hoje, o ministro do STF determinou que o investigado fique preso por mais cinco dias, a partir do encerramento dos cinco dias iniciais. O ministro sustentou a prorrogação argumentando que os documentos e mídias apreendidos ainda estão sendo analisados, além de concordar com o que sustenta a PF.

“A liberdade do custodiado neste momento poderá ensejar sérios prejuízos à investigação, com possível supressão de provas, que podem ser localizadas com o término da análise do material apreendido ou mesmo
a comunicação com outros membros do grupo, que ainda não foram identificados, causando a ineficácia das medidas investigativas”, defendeu a corporação.

Novo vídeo

Alexandre de Moraes ainda reforçou que, no dia da prisão, Ivan Boa Pinto publicou um novo vídeo no YouTube, intitulado “PRENDE ELE! A esquerda pira e se desespera diante dos fatos… o Brasil acordou! Chora tchutchuca”. Para o ministro, a publicação reitera as ameaças à segurança e a honorabilidade do STF.

No vídeo, o investigado pede que o presidente Jair Bolsonaro (PL) “tome uma decisão” sobre os ministros, chamados de “vagabundos”. “Usam de todos os artifícios. São os bandidos que tiraram, ‘tecnicamente’, as condenações do Lula, para tentar fraudar as eleições”, diz ele.

Diante disso, Moraes considera “imprescindível” a prorrogação da prisão, “para que a autoridade policial avance na análise do material apreendido e na elucidação das infrações penais”, além de analisar informações contidas nos bens recolhidos.

Prisão

Ivan Rejane Fonte Boa Pinto foi preso em BH na última sexta-feira, acusado de ter publicado, nas redes sociais, vídeos em que faz ameaças contra Lula, a presidente do PT Gleisi Hoffmann, e ministros do STF.

O mandado de prisão foi pelo ministro Alexandre de Moraes, que também expediu um mandado de busca e apreensão na residência de Boa Pinto. Além disso, determinou o envio de ofício para as redes sociais solicitando o bloqueio dos perfis de Ivan. 

Identificado nas redes sociais como “Terapeuta Ivan” ou “Terapeuta Papo Reto”, Ivan Rejane Fonte Boa Pinto é simpatizante do presidente Jair Bolsonaro.

Ele se define como um “terapeuta especialista em distúrbios comportamentais que levam a obsessão e compulsão: drogas, álcool, tabaco, compras, comida, sexo, jogo e codependencia”.

Boa Pinto foi candidato a vereador em 2020 com o nome de “Ivan Papo Reto” em Belo Horizonte pelo PSL, conseguindo 189 votos.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!