Mourão justifica autodeclaração como branco: ‘Simples erro’

hamilton mourao (1)
Hamilton Mourão será candidato ao Senado (Alan Santos/PR)

O general Hamilton Mourão (Republicanos), vice-presidente da República, se manifestou hoje (11) após a polêmica mudança de raça/cor em candidatura ao Senado, no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

De acordo com o político, foi “simples erro de preenchimento de formulário” sua autodeclaração como branco. O caso foi muito repercutido na mídia e redes sociais.

“Sou descendente de índios sim, e com muito orgulho. Está estampado no meu rosto e na minha pele, independentemente de qualquer formulário burocrático”, começou. Para Mourão, “resolveram fazer um escarcéu com um simples erro de preenchimento de um formulário”, escreveu o vice-presidente pelo Twitter.

O caso

O político registrou sua candidatura ao Senado pelo Rio Grande do Sul, no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e se declarou branco. Além disso, também tirou o “general” do nome.

Contudo, nas últimas eleições, em 2018, quando concorria ao cargo de vice-presidente ao lado de Jair Bolsonaro (PL), Mourão se declarou indígena e atendia pelo nome “General Mourão”.

O candidato concorre ao pleito pelo Republicanos, e seu nome foi oficializado em convenção do partido em Porto Alegre (RS), no dia 23 de julho. Para o governo do estado, o partido anunciou apoio à candidatura de Onyx Lorenzoni (PL).

Edição: Roberth Costa
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!