Partidos iniciam convenções para definições de candidaturas

Convenções partidárias se iniciam nesta quarta-feira (20)(Antonio Augusto/Secom/TSE)

Começa nesta quarta-feira (20) o prazo para a realização das convenções partidárias, que vão oficializar as candidaturas nas eleições deste ano.

O primeiro pré-candidato a oficializar sua candidatura à Presidência da República será Ciro Gomes (PDT). O evento do pedetista será em Brasília. O PDT ainda não apresentou um nome para compor a chapa como vice.

Na quinta-feira (21), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será confirmado como candidato do partido à Presidência, com Geraldo Alckmin (PSB) como vice. O evento ocorrerá em São Paulo e não deve contar com a presença do ex-presidente, que estará em agenda no nordeste.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, vai formalizar sua candidatura no domingo (24), em evento no Rio de Janeiro.

Também no dia 24 o pré-candidato pelo Avante, André Janones, deve oficializar a sua candidatura em Belo Horizonte. O MDB de Simone Tebet, por sua vez, optou por realizar a sua convenção em formato virtual na próxima quarta-feira (27).

Os demais partidos devem definir seus candidatos até o dia 5 de agosto, que é data limite imposta pelo calendário eleitoral para a decisão.

Convenções em Minas Gerais

Nas eleições para o governo de Minas Gerais, a primeira convenção a ser realizada será a do PL, do pré-candidato Carlos Viana, nesta quarta-feira (20). A candidatura a vice segue, porém, indefinida.

O PSTU lança a chapa composta por Vanessa Portugal como candidata ao governo e Jordano Metalúrgico a vice-governador, em convenção virtual, na quinta-feira, 21.

A convenção do Novo, do pré-candidato à reeleição Romeu Zema será realizada no próximo dia 23. A chapa segue sem definição de candidato a vice.

Alexandre Kalil (PSD) e André Quintão (PT), candidatos a governador e vice na chapa apoiada nacionalmente pelo ex-presidente Lula, lançam suas candidaturas no domingo, dia 24. No mesmo dia será oficializada a chapa composta por Renata Regina e Tuani Guimarães, do PCB.

No dia 30 de julho, será lançada a candidatura ao governo de Minas pelo PSOL, encabeçada por Lorene Figueiredo. Não há, ainda, definição de candidatura a vice pela chapa.

O PSDB, do pré-candidato Marcus Pestana, ainda não anunciou a data de sua convenção partidária.

Pedro Munhoz[email protected]

Editor de Política do BHAZ. Graduado em Direito pela Faculdade Milton Campos e em História pela UFMG, trabalhou como articulista de política no BHAZ entre 2012 e 2013. Atuou como assessor parlamentar desde 2016, com passagens pela Câmara dos Deputados, Câmara Municipal de Belo Horizonte e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!