PCdoB anuncia apoio a Alexandre Kalil; PSOL e PSTU decidem por voto nulo

Divulgação/Kalil

A três semanas do segundo turno, as siglas de esquerda já definiram o posicionamento em relação aos dois candidatos para assumir a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). O PCdoB anunciou neste domingo (9) que apoiará Alexandre Kalil (PHS), enquanto PSOL, PCB e PSTU decidiram pela neutralidade.

“O PCdoB tem a firme convicção que nesse segundo turno que a candidatura conduzida pelo João Leite é o retrato mais claro das forças mais atrasadas e golpistas de nosso país. O seu principal líder, o Senador Aécio Neves, derrotado no último pleito presidencial um dos principais artífices que comandou a cruzada golpista contra as forças progressistas e democráticas nos pais”, afirmou, em comunicado oficial, o PCdoB.

No primeiro turno PCdoB integrou chapa com o PT, composta pelos deputados federais Reginaldo Lopes (PT), como cabeça de chapa, e Jô Moraes (PCdoB), como vice. A candidatura obteve 86 mil votos, ou 7% dos votos válidos, e ocupou a quarta colocação. “Portanto o PCdoB – BH conclama sua militância, apoiadores e amigos a liderar e realizar uma grande jornada para derrotar a candidatura tucana em Belo Horizonte”, conclui o posicionamento.

Já o PSOL confirmou a neutralidade em plenária realizada no sábado. O partido, que teve como cabeça de chapa Maria da Consolação, conquistou 48,7 mil votos – 4% dos votos válidos. “Neste segundo turno, somos nulo. Nem Kalil nem João Leite, votamos pela campanha de Izidora (ocupação na Zona Norte de BH), Leonina (maternidade que deveria ter sido inaugurada em 2009) e Câmbio A (população indígena em BH)”, diz ao Bhaz a presidente do PSOL municipal, Maria da Consolação (veja o posicionamento na íntegra abaixo).

Por fim, o PSTU também já havia definido pelo voto nulo. “Entre os dois candidatos que irão disputar, não há diferenças de projetos políticos. É verdade que possuem diferenças de forma, de discurso, mas representam os interesses dos grandes empresários, não da maioria da população. Por isso, não há que se escolher entre um e outro”, diz trecho do posicionamento oficial.

Posicionamento Frente de Esquerda BH Socialista na íntegra:

UNIFICAR AS LUTAS E OS MOVIMENTOS SOCIAIS DE BH EM DEFESA DOS NOSSOS DIREITOS E CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA CIDADE

O segundo turno da eleição em Belo Horizonte apresenta um cenário difícil para as lutadoras e lutadores da cidade. As duas opções João Leite (PSDB) e Alexandre Kalil (PHS) integram o governo golpista e ilegítimo de Michel Temer e estão juntos para atacar o povo brasileiro: as trabalhadoras e os trabalhadores, a população LGBT, a periferia e sua juventude marginalizada, os indígenas e quilombolas.

O PSDB de João Leite, através de Aécio e Anastasia, implementou medidas que destruíram os serviços públicos, atacou os direitos de servidores no Estado de Minas Gerais enquanto reforçou a militarização das cidades e reprimiu toda e qualquer manifestação popular. No Congresso Nacional tem encaminhado propostas que destroem os direitos sociais adquiridos desde a redemocratização, que congelam por vinte anos os gastos em setores prioritários como saúde e educação (PEC 241) e entregam as riquezas do país para o capital internacional, como fez na última semana votando pelo desmantelamento da Petrobrás e privatização do pré-sal. No município a política de João Leite pretende aprofundar a privatização da cidade e entrega do patrimônio público municipal através de empresas como a PBH Ativos S/A, marca do governo Lacerda (PSB).

Alexandre Kalil tenta se passar por alguém de fora da política, aproveitando a crescente indignação da população e a crise de representatividade, mesmo sendo coadjuvante do processo golpista nos bastidores da política. Juntamente com o PSDB, tem pautado as mesmas medidas de retirada de direitos sociais, trabalhistas e humanos. Kalil é uma figura que sonega impostos como o IPTU e FGTS e ainda quer convencer a população de que representa alguma mudança. Junto com seus aliados, participa do processo nacional de destruição de direitos e entrega do patrimônio aos estrangeiros.

Nenhum e nem outro representa os anseios da maioria da população belo-horizontina, uma maioria diversa que deseja a construção de uma outra política no país.

Nesta conjuntura, não podemos nem enganar, nem decepcionar as eleitoras e eleitores da Frente de Esquerda BH Socialista. Seja qual for o resultado do 2° turno, infelizmente, a cidade não viverá as transformações necessárias, pois os dois candidatos e seus respectivos partidos estão unidos na aplicação do ajuste fiscal e da retirada de direitos e representam os interesses dos ricos e poderosos.

Diante disso, a Frente de Esquerda BH Socialista se define pelo voto nulo no segundo turno em Belo Horizonte: “Nem João Leite, nem Kalil, nosso voto é Izidora!”. Acreditamos que a saída é ocupar as ruas, por isso convocamos a militância social e o conjunto da população a construir a resistência local aos ataques aos nossos direitos unificando as lutas em curso rumo a uma greve geral no país para derrubar o governo ilegítimo de Temer, Aécio, Renan e Cunha.

Aqui em Beagá a ação mais urgente de resistência é impedirmos o despejo e criminalização das Ocupações Urbanas, em especial das 30.000 pessoas que vivem na região da Izidora. O governo Pimentel (PT) tem ameaçado diariamente a população das Ocupações com ações violentas, desumanas e irresponsáveis de despejo, atirando bombas e balas de borracha contra famílias e crianças. Foi conivente e responsável por um dos maiores crimes do Estado: o derramamento de lama da Samarco/BHP/Vale, tendo se posicionado ao lado das mineradoras e ainda aprovado a flexibilização da legislação ambiental para o extrativismo. Além disso, anunciou o parcelamento de salários de servidores sucateando o serviço público e deixando os trabalhadores e trabalhadoras de mãos atadas frente à perda de valor do salário e à inflação.

Nem João Leite! Nem Kalil! Nosso voto é Izidora!

Nenhum direito a menos! Nenhum despejo a mais!

Temer Jamais! Lacerda Nunca Mais!

Frente de Esquerda BH Socialista
PSOL – PCB – Brigadas Populares – Unidade Popular pelo Socialismo

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!