Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros, anuncia pré-candidatura a deputado federal por Minas

Pedro Aihara
Em vídeo publicado nas redes sociais, ele justificou a decisão (Reprodução/@pedroaihara/Instagram)

O tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros, confirmou nessa quinta-feira (30) o lançamento da pré-candidatura a deputado federal pelo estado. Em um vídeo publicado nas redes sociais, ele justificou a decisão aos seguidores.

Para oficializar a pré-candidatura pelo Patriota, Aihara pediu o afastamento do Corpo de Bombeiros, que vale a partir da próxima segunda-feira (4). Isso porque a legislação eleitoral prevê que militares devem se afastar do cargo para disputar eleições.

+ Pedro Aihara é bolsonarista? Eleito deputado, ele responde +

No vídeo, o tenente comenta que vários partidos o procuraram para uma eventual candidatura ao longo dos últimos anos. “Minha resposta sempre foi ‘não’, porque sempre disse que acho que minha atuação no Corpo de Bombeiros é mais valiosa, e por uma questão de lealdade. Só que de uns tempos, pra cá, em vez dos partidos me procurarem, as pessoas começaram a sugerir que eu me candidatasse”, conta.

Segundo Aihara, entre essas pessoas estão populações afetadas por desastres, chuvas, rompimentos de barragens, voluntários de ONGs, funcionários públicos e colegas de trabalho. “Elas sugeriam, falando: ‘política não tem vácuo. Se você, uma pessoa com boas ideias, bom propósito, não ocupar esse espaço, muitas vezes pessoas com propósitos muito menos nobres vão ocupar”, completa.

No vídeo, o bombeiro ainda reconhece que “tem medo” de política, mas afirma que a coragem é maior: “e já começa o pessoal, ‘você é bolsonarista, é lulista’. Gente, nenhum dos dois extremos ideológicos me representa”.

Pedro Aihara ficou conhecido pela atuação como porta-voz do Corpo de Bombeiros durante os trabalhos da corporação após a tragédia de Brumadinho. Ele conta com mais de 250 mil seguidores no Instagram e já fez palestras sobre o trabalho ao redor do país.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!