Por erro em metodologia, pesquisa que coloca Kalil em empate técnico com João Leite é suspensa pela Justiça

Montagem/Divulgação

A pesquisa do DataTempo/CP2 publicada na última terça-feira (20) pelo jornal O Tempo foi suspensa nesta quarta-feira (21) pela Justiça Eleitoral após ser constatado um erro na metodologia. O instituto se equivocou na amostra de sexo, composta por 52% de homens, enquanto o eleitorado belo-horizontino é formado por 54% de mulheres, conforme dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

“Defiro a liminar postulada para determinar que as representadas se abstenham de continuar a divulgar a citada pesquisa, com a sua suspensão, e que, também para o esclarecimento público, que esclareçam, imediatamente, nos órgãos da imprensa em que foi divulgada a pesquisa, o erro em comento, no mesmo teor da informação prestada a este juízo, sob pena de desobediência”, afirma, na decisão, o juiz eleitoral e diretor do Foro de BH, Renato César Jardim.

O magistrado deu um prazo de dois dias para que a decisão seja cumprida, “sob pena de desobediência”. Questionada pela Justiça, a CP2 Consultoria, Pesquisa e Planejamento admitiu a falha. “Reconhece a ocorrência de erro quanto à ponderação de sexo no plano amostral referente à pesquisa”, relata Jardim.

Inversão

Segundo o TSE, o eleitorado belo-horizontino neste ano é composto por 54% da totalidade por mulheres, e 46%, por homens. Na primeira pesquisa divulgada pelo instituto nestas eleições relativas a Belo Horizonte, em julho, a amostra foi formada por 57% de mulheres. A segunda, divulgada em agosto, por 52% do sexo feminino. Já no levantamento divulgado nesta semana, o índice caiu para 48%.

“Os critérios metodológicos são importantes para que se possa falar do todo, essa é a estratégia de uma pesquisa. Pega uma parte da população tão representativa que possa falar do todo. Esses erros prejudicam a seriedade, comprometem a pesquisa. Esse tipo de erro põe em risco a própria instituição de pesquisa eleitoral porque existe uma ciência por trás chamada estatística que permite conhecer o todo a partir de uma parte”, explica o analista político Fernando Vaz.

Três coligações entraram com ação para suspender a pesquisa na Justiça Eleitoral: dos candidatos João Leite (PSDB), Délio Malheiros (PSD) e Luis Tibé (PTdoB). Um dos argumentos é que a pesquisa favorece o candidato do PHS, Alexandre Kalil, que tem uma popularidade maior entre os homens. Um levantamento feito pelo Ibope neste mês, por exemplo, coloca o ex-atleticano na liderança da preferência dos homens, com 30% dos votos, empatado com João Leite. Quando consideradas apenas as mulheres, a intenção de voto em Kalil despenca para 15%, enquanto o tucano sobe para 35%.

A pesquisa suspensa pela Justiça colocou, pela primeira vez, o candidato do PHS na liderança da intenção de votos em empate técnico com João Leite. O atleticano somou 19,9%, enquanto o tucano atingiu 24,7%. A margem de erro do levantamento é de 2,64 pontos percentuais para mais ou para menos, o que coloca os dois postulantes em igualdade técnica.

Procurado pelo Bhaz, o CP2 não se manifestou até a publicação desta reportagem.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!