Propaganda eleitoral começa na sexta; veja o tempo de cada candidato à Presidência

propaganda eleitoral
Tempo concedido aos candidatos leva em conta a representatividade dos partidos na Câmara (Ricardo Stuckert + Reprodução/@jairmessiasbolsonaro/Instagram + Marcelo Camargo/Agência Brasil + Reprodução/@simonetebet/Instagram)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou, ontem (23), a distribuição de tempo para os candidatos à Presidência da República na propaganda eleitoral de 2022. O horário eleitoral gratuito no rádio e televisão começa nesta sexta (26) e vai até 29 de setembro.

Conforme o cálculo, que considera a representatividade dos partidos na Câmara dos Deputados, a distribuição do tempo diário dos candidatos nos blocos de propaganda ficou estabelecida da seguinte maneira:

  • Luiz Inácio Lula da Silva: 3 minutos e 39 segundos – Coligação Brasil da Esperança, formada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV), Federação PSOL/Rede, Solidariedade, PSB, AGIR, Avante e Pros;
  • Jair Bolsonaro: 2 minutos e 38 segundos – Coligação Pelo Bem do Brasil (PL, PP e Republicanos);
  • Simone Tebet: 2 minutos e 20 segundos – Coligação Brasil para Todos (MDB e Federação PSDB-Cidadania e o Podemos;
  • Soraya Thronicke – 2 minutos e 10 segundos – União Brasil;
  • Ciro Gomes: 52 segundos – PDT;
  • Roberto Jefferson: 25 segundos – PTB;
  • Felipe D’Avila: 22 segundos – Novo.

A ordem dos candidatos, no primeiro dia de propaganda eleitoral, também já foi determinada. Veja abaixo:

  1. Roberto Jefferson (PTB);
  2. Soraya Thronicke (União Brasil);
  3. Felipe D’Avila (Novo);
  4. Lula (PT);
  5. Simone Tebet (MDB);
  6. Bolsonaro (PL);
  7. Ciro Gomes (PDT). 

Base de cálculo

O tempo de fala dos candidatos ao Planalto é calculado de acordo com a representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados.

Segundo tabela divulgada pelo TSE no dia 12 deste mês, o primeiro da lista é o União Brasil, com 81 deputados federais eleitos, seguido pela Federação Brasil da Esperança (Fe Brasil), composta pelo PT (Partido dos Trabalhadores), PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e PV (Partido Verde), que tem 70.

Em seguida está o Partido Progressista (PP), com 38 deputados; Federação PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) – Cidadania, com 37; PSD (Partido Social Democrático) com 35; MDB (Movimento Democrático Brasileiro) com 34 e PL (Partido Liberal), com 33.

Avante e PSC (Partido Social Cristão) estão com sete deputados cada.

Os candidatos à Presidência Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Vera Lúcia (PSTU) e Sofia Manzano (PCB) não atingiram os requisitos mínimos para garantir acesso ao horário eleitoral.

Pela cláusula de barreira, eles precisariam obter 1,5% dos votos válidos na eleição de 2018 em um terço dos estados brasileiros, ou nove deputados eleitos distribuídos por um terço do território do país. 

Com Agência Brasil

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!