Ministra Rosa Weber assume hoje a presidência do STF; Lula e Bolsonaro não confirmam presença

Rosa Weber
Ministra vai evitar pautar processos polêmicos até conclusão do processo eleitoral (Fellipe Sampaio/SCO/STF)

A ministra Rosa Weber assume, nesta segunda-feira (12) a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), além do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela é a terceira mulher a ocupar o posto, depois das ministras Ellen Gracie e Cármen Lúcia.

Na cerimônia, que acontece às 17h, o ministro Luís Roberto Barroso também será empossado como vice-presidente. A sessão solene de posse no STF terá transmissão ao vivo pela TV JustiçaRádio Justiça e pelo canal do STF no YouTube.

De acordo com a GloboNews, a nova presidente do STF vai evitar pautar processos polêmicos até a conclusão do processo eleitoral.

Alguns dos assuntos que não devem entrar na pauta das próximas semanas são o “orçamento secreto” e o perdão concedido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ).

Convidados

Todos os presidenciáveis foram convidados para a posse de Rosa Weber no STF, além de figuras como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que confirmaram presença.

De acordo com o blog da jornalista Andréia Sadi no g1, o ex-presidente Lula (PT) não vai comparecer ao evento, por conta de compromissos de campanha.

Já o presidente Jair Bolsonaro ainda não confirmou presença na cerimônia. Um assessor direto do mandatário disse ao blog que ele não deve participar, também por conta da agenda de campanha.

Rosa Weber

A ministra Rosa Weber ingressou na magistratura em 1976, como juíza do Trabalho substituta, e chega ao cargo de presidente do STF e do CNJ após 46 anos de magistratura.

Ela se graduou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1971. Foi juíza do trabalho de 1976 a 1991 e integrou o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) de 1991 a 2006.

Presidiu o TRT-4 no biênio de 2001 a 2003. De 2006 a 2011, exerceu o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), até ser nomeada para o STF, sendo empossada em 19/12/2011. Ela presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2018 a 2020 e é autora de diversos artigos.

Com STF

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!