Site de carta em defesa da democracia já sofreu mais de 1,5 mil tentativas de ataque hacker

Faculdade de Direito da USP
Documento será lido na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP/Divulgação)

Desde que foi ao ar, o site da carta em defesa do Estado Democrático de Direito já sofreu 1.538 tentativas de ataques hacker até está quinta-feira (28). O documento foi formulado por ativistas, docentes, alunos e ex-alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), e já conta com pelo menos 160 mil assinaturas.

A informação sobre as tentativas de invasão foi confirmada pela FDUSP ao Metrópoles. A equipe do projeto atua para impedir a invasão da página. O BHAZ procurou a instituição e aguarda retorno.

A carta em defesa da democracia foi publicada na última terça-feira (26), e contava inicialmente com assinaturas de figuras como ministros eméritos do STF (Supremo Tribunal Federal), jornalistas, economistas, artistas, escritores, pesquisadores e muito mais (veja todos aqui).

Pela democracia

A carta, endereçada aos brasileiros e às brasileiras, sai em defesa da democracia no país. De acordo com a FDUSP, o documento “ressalta a importância de defender as instituições brasileiras e os Tribunais Superiores – especialmente o STF e TSE – que vêm sofrendo constantes ataques”.

O documento será lido no Pátio das Arcadas, na faculdade, no dia 11 de agosto, às 11h. Os autores convocam a população para “ficar alerta” na defesa da democracia e no respeito ao resultado das eleições.

“Assistimos recentemente a desvarios autoritários que puseram em risco a secular democracia norte-americana. Lá as tentativas de desestabilizar a democracia e a confiança do povo na lisura das eleições não tiveram êxito, aqui também não terão”, diz trecho.

Para o diretor da Faculdade de Direito da USP, Celso Fernandes Campilongo, a democracia está em ameaça. “A democracia não é uma preferência pessoal. É um valor constitucional. Toda nossa ordem jurídica é calcada na democracia. Não existe espaço para qualquer posição política ou ideológica antidemocrática no nosso sistema constitucional”, diz.

Bolsonaro critica carta

O presidente Jair Bolsonaro (PL) já reagiu negativamente ao documento. Em discurso na convenção nacional do PP, nessa quarta-feira (27), ele disse que não precisa de “cartinha” para dizer que defende a democracia.

“Vivemos país democrático, defendemos democracia, não precisamos de nenhuma cartinha para dizer que defendemos a democracia. [Para] dizer que queremos cumprir e respeitar a Constituição, não precisamos então de apoio ou sinalização de quem quer que seja para mostrar que nosso caminho é a democracia, a liberdade, respeito à Constituição”, disse.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!