STJ nega que tribunal já tenha decisão sobre habeas corpus de Lula; prisão é ilegal para advogados

A um ano da eleição, Lula segue à frente dos demais candidatos

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) negou na tarde desta sexta-feira (6) que o tribunal já tenha emitido decisão sobre o pedido de defesa que pode evitar a prisão de Lula. O ex-presidente deve apresentar-se à Polícia Federal (PF) até às 17h por determinação do juiz Sérgio Moro. No entanto, nos bastidores corre a informação de que o petista não vai se entregar e que pode resistir à prisão. Ele foi condenado pelo TRF-4 a 12 anos e 1 mês de cadeia pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá.

Um dos advogados de Lula, Sepúlveda Pertence, havia dito à GloboNews que o habeas corpus havia sido negado. Depois, o defender disse que se confundiu. O gabinete do ministro Félix Fischer, relator do STJ no caso, também explicou que ainda não há decisão sobre o caso.

A defesa de Lula acionou o STF nesta manhã e argumentou que todos os prazos no TRF-4 não foram esgotados e que, por tal motivo, a prisão do ex-presidente é ilegal.

Atualização 16h18

Fischer negou o habeas corpus apresentado durante a manhã pela defesa de Lula. Os advogados do petista contestam, no pedido de decisão liminar (provisória) apresentado ao STJ, um ofício enviado nessa quinta (5) pelo TRF-4 ao juiz Sergio Moro, permitindo a decretação da ordem de prisão.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!