UFMG lança serviço para combater fake news e perfis falsos durante eleições

A UFMG, por meio do Departamento de Ciência da Computação (DCC), anunciou a criação de um serviço digital para detectar informações que sejam fake news e comportamentos maliciosos em redes sociais. O projeto foi lançado para funcionar durante o período eleitoral deste ano. Chamado “Eleições sem Fake”, o serviço já está disponível e pode ser acessado clicando aqui.

“A ideia do projeto surgiu no passado no nosso grupo de Laboratório de Computação Social. O site contempla uma série de sistemas que permitem a jornalistas, analistas de dados, cientistas políticos ou quem estiver interessado o acesso a dados de audiência de políticos e perfis de jornais e a monitorar comportamentos suspeitos no Twitter e Facebook”, explica o professor do DCC e coordenador do projeto, Fabrício Benevenuto.

Dentro do site, é possível comparar como as notícias de um mesmo tema foram tratadas em diferentes veículos. Além disso, o site avalia a audiência dos políticos no Facebook, faz um monitoramento de anúncios e verifica se os usuários são reais ou bots.

Segundo Benevenuto, o projeto pode ajudar a tornar mais transparentes as relações dos políticos com os possíveis eleitores nas redes sociais. “Espero que seja uma ferramenta que iniba políticos e empresas de usarem essas táticas e dissipe conteúdos falsos”, pontua.

O coordenador acrescenta que a ideia é que a ferramenta seja aprimorada para ser utilizada em outros períodos, além da eleição de 2018. E, também, quem sabe, em outros países.  “O objetivo é prover transparência em um momento em que a internet e as redes sociais estão diretamente inseridas em um processo eleitoral”, explica Benevenuto.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!