Zema lamenta morte de menino de 8 anos que passou 17 horas preso em buraco

Zema e buraco
Criança chegou a ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu (Amanda Dias/BHAZ + Corpo de Bombeiros/Divulgação)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) usou as redes sociais para lamentar a morte do menino de 8 anos que não sobreviveu após passar cerca de 17 horas preso em um buraco, na cidade de Carmo do Paranaíba. Ele chegou a ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira (22), mas não resistiu.

“Nós mineiros estamos consternados com a tragédia ocorrida em Carmo do Paranaíba. Apesar dos esforços dos bombeiros para efetuar o resgate, levado ao hospital, o menino de 8 anos não resistiu. Meus sentimentos aos pais e familiares do Pedro”, publicou o mandatário no Twitter.

A morte de Pedro Augusto Ferreira Alves foi confirmada nesta manhã pelo Corpo de Bombeiros, pouco depois de a corporação anunciar que o menino foi resgatado. Segundo os socorristas, o menino se encontrava com rebaixamento do nível de consciência quando foi retirada do buraco em que estava preso.

O garoto foi resgatado por volta das 9h45. Ele teve suspeita de parada cardiorrespiratória e foi imediatamente colocado em uma ambulância, mas morreu em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade informou que “a criança foi encaminhada imediatamente para UPA Adolpho Pereira Rezende”. Por lá, “foram realizados os demais cuidados, mas, em que pese todos os esforços despendidos por toda a equipe da unidade, infelizmente o garoto já não tinha mais vida”.

O acidente

O menino caiu na tarde desse domingo (21) em uma área de obras, a 8 metros de profundidade e 30 cm de diâmetro, na rua Adebrão Gomes Branquinho.

Antes do resgate, os bombeiros fizeram algumas tentativas de içamento, porém, sem êxito. A equipe fez uma espécie de tubulão e inseriu preventivamente no vão do local de queda para maior proteção do menino durante a operação de resgate.

O terreno era um local de aterro, e a instabilidade do solo dificultou o socorro. Em princípio, o terreno não estaria cercado ou sinalizado, mas não há como afirmar, segundo os bombeiros.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!