Professores da Newton Paiva são demitidos e alunos se manifestam contra instituição

Reprodução/Google Street View

Após a demissão coletiva de professores do Centro Universitário Newton Paiva, dezenas de alunos dos cursos de comunicação uniram-se em busca da reintegração desses profissionais. Além de um movimento na internet, eles fizeram protesto em frente ao prédio da reitoria da instituição nessa quinta-feira (30).

A demissão dos três professores aconteceu na última segunda-feira (27). Os profissionais demitidos prestavam serviços à faculdade há mais de uma década. Um deles, o professor Pedro Baggio, lecionava no curso há 33 anos. No semestre anterior, outros profissionais já haviam sido dispensados, o que certificou aos alunos de comunicação social que era necessário uma oposição quanto as decisões da universidade, já que eles também estavam insatisfeitos com a atenção dada ao curso.

“Fomos recebidos pela instituição e concluímos que só houve esse primeiro contato na tentativa de desfazer a manifestação e tudo o que viemos conquistando com nossas ações. Agora trabalhamos na estratégia de reverter a situação de um dos mestres demitidos, para que possamos contar com alguma referência”, enfatiza Eurico de Souza, aluno do curso de Relações Públicas.

O estudante afirma que os alunos estão decepcionados com o ensino. “Todos alunos estão tristes, indignados e procurando entender como profissionais de peso, podem ser descartados por uma instituição. Todos temos sonhos e o nosso sonho envolve uma faculdade de qualidade e que valorize seus alunos e professores”.

Em nota, a Newton Paiva não informou o motivo para as demissões mas garantiu que a instituição preza pelo ensino e que toma suas decisões inspiradas na qualidade acadêmica. “As decisões no âmbito institucional se pautam tanto na qualidade acadêmica quanto em bases administrativas, sendo essas de deliberalidade da escola e de acordo com as leis”.

Além disso, a universidade se disse grata pela contribuição dos profissionais. “A Newton sabe o quanto os seus professores são excelentes profissionais, éticos e comprometidos com a instituição e com os alunos, aos quais tem-se imensa gratidão por todo o trabalho prestado, pelo carinho e por todos os ensinamentos transmitidos”.

Os alunos produziram um vídeo onde desabafam sobre a situação:

Jéssica Munhoz

Jessica Munhoz é redatora do Portal Bhaz e responsável pela seção Cultura de Rua.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!