Coletivo Negras Autoras faz show gratuito pelo Projeto Canjerê neste sábado

Coletivo feminino abre a agenda de 2024 do Projeto Canjerê no mês de destaque à luta das mulheres (Pamela Bernardo/Divulgação)

O Instituto Cultural Casarão das Artes Negras abre o calendário do Projeto Canjerê 2024 com um show do coletivo Negras Autoras, pelo Canjerê Mulher. A partir das 17h deste sábado (16) o grupo irá apresentar, na Casa Canto, canções e textos autorais com dramaturgia pautada na palavra, no corpo e na sonoridade. A entrada é gratuita.

No mês de celebração da luta pelo direito das mulheres, o Canjerê Mulher convida artistas negras que têm dado importantes contribuições para o cenário artístico de BH, sobretudo nos campos da música, literatura e teatro. Realizado desde 2016, o projeto constrói um ambiente de protagonismo de tambores, patangomes, pandeiros e atabaques, instrumentos intimamente ligados à ancestralidade negra.

As convidadas de 2024, do Negras Autoras, sustentam uma história de fortalecimento feminino que nasceu há uma década. Formado por Júlia Tizumba, Manu Ranilla e Vi Coelho, o trio vivencia uma sintonia artística para descrever percursos e posicionamentos das mulheres negras na sociedade.

Negras Autoras

A estreia do coletivo feminino nos palcos se deu em 2015 com o espetáculo “NEGRA”, de produção inteiramente autoral. O segundo espetáculo, “ERAS”, estreou em 2017, com direção de Grace Passô e preparação vocal de Fabiana Cozza. As canções dos dois projetos deram vida ao primeiro álbum e livro do coletivo, fruto de um processo gradual de construção.

Os trabalhos do coletivo versam sobre a ancestralidade, as questões históricas e contemporâneas vividas por mulheres negras. Dessa forma, o coletivo materializa a força dessa figura — trazida em muitos momentos como objetos de estudo como sujeitas da narrativa ao construírem e contarem sua própria história.

A curadora do Projeto Canjerê, Rosália Diogo, celebra a tradição de abrir a agenda de 2024 no mês que marca a luta internacional pela igualdade de gênero. “Fortalecermos as iniciativas culturais de mulheres negras, reconhecendo e dando visibilidade ao seu potencial. É uma das formas que temos para seguirmos de mãos dadas contra o racismo e a violência”, diz.

Agenda do Canjerê

O projeto Canjerê é uma iniciativa do Instituto Casarão das Artes Negras, cujo objetivo é promover debates sobre temáticas relacionadas à arte e cultura de matriz africana. A programação de 2024 contará com a 8ª edição do Canjerê Independência de Moçambique, que será realizado em junho, em alusão à Independência do país africano.

Outra ação prevista para este ano é a Mostra Conceição Evaristo, que se volta para a produção literária negra e assuntos pungentes que dominam o cotidiano político e social brasileiro. Já em novembro, o Projeto Canjerê trará um grande encontro artístico-cultural, ainda não revelado, para marcar o Mês da Consciência Negra.

Então se liga!

Canjerê Mulher apresenta Negras Autoras
Local: Casa Canto | R. Augusto de Abreu, 343 — Boa Vista
Data: 16 de março
Horário: 17h
Entrada franca

Edição: Lucas Negrisoli
Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!