VÍDEO: Robô ‘desmaia’ após trabalhar 20 horas seguidas em feira de logística nos EUA

robo desmaia
O robô Digit foi desenvolvido para trabalhar na linha de frente da fábrica (Reprodução/@agilityrobotics/Twitter)

Um vídeo de um robô “desmaiando” após trabalhar por 20 horas seguidas viralizou nas redes sociais. O caso aconteceu durante a ProMat 2023, uma feria de logística nos Estados Unidos, entre os dias 20 e 23 de março.

O Digit é um produto motorizado da Agility Robotics, feito para trabalhar na linha de frente da fábrica. Após funcionar por várias horas, o vídeo mostra o momento em que o robô cai. “Com uma taxa de sucesso de 99% em cerca de 20 horas de demonstrações ao vivo, a Digit ainda sofreu algumas quedas no ProMat”, disse a Agility Robotics pelo Twitter.

O robô é multifuncional. Segundo a empresa desenvolvedora, ele foi feito para o trabalho de logística, com áreas de atuação em espaços desenvolvidos para pessoas, tais como armazéns e centros distribuição.

“Nós abordamos tudo com foco na função. Nossos robôs foram projetados desde o primeiro dia para trabalhar e realizar o trabalho”, explica a empresa.

‘Parte normal’

A vice-presidente de comunicações da Agility Robotics, Liz Clinkenbeard, revelou que eles queriam demonstrar como um robô radical como o Digit se levanta e continua quando os chips estão em baixa.

“Queríamos mostrar que o Digit caiu algumas vezes, que é uma parte normal de qualquer nova tecnologia e não é grande coisa”, disse ela ao Unilad. Quando ele cai, geralmente é devido a um bug de software ou a um erro do sensor.

“Às vezes pode ser necessário um reparo, raramente algo que leva mais de 15 a 20 minutos”, acrescentou ela. “Queremos ter cuidado para não super humanizar uma máquina ou atribuir intenções. Embora o Digit se pareça com uma pessoa, na realidade é um computador que pode fazer trabalho físico e está seguindo um programa”.

Edição: Giovanna Fávero
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!