Covid-19 não é mais emergência de saúde global, decreta OMS

oms
Anúncio foi feito pelo diretor-geral da OMS, na manhã de hoje (Peter Ilicciev/Fiocruz)

A OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou, na manhã desta sexta-feira (5), que a Covid-19 não é mais considerada uma emergência de saúde global. O anúncio ocorre após mais de três anos do decreto da pandemia, no início de 2020.

“Ontem, o Comitê de Emergência #COVID19 se reuniu pela 15ª vez e me recomendou que eu declarasse o fim da emergência de saúde pública de interesse internacional. Eu aceitei esse conselho”, escreveu Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, no Twitter.

Segundo a entidade, até o dia 3 de maio deste ano, havia 765.222.932 casos confirmados de Covid-19 no mundo inteiro. O número de vítimas fatais alcançou 6.921.614. Até o dia 29 de abril, 13.344.670.055 doses da vacina haviam sido administradas.

No Brasil, até o momento, a Covid-19 provocou a morte de mais de 701 mil pessoas.

Reprodução/Twitter

Vacinação contra Covid-19 em BH

Apesar do anúncio da OMS, a campanha de vacinação contra o vírus prossegue em todo o país e continua importante. Em Belo Horizonte, a prefeitura liberou a imunização com a vacina bivalente para o público acima de 18 anos.

A prefeitura orienta que, para receber a vacina, é preciso ter concluído, pelo menos, o esquema primário completo de duas doses com as vacinas monovalentes, respeitando o intervalo mínimo de 4 meses da última dose de vacina.

Não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina bivalente e outros imunizantes, como a vacina contra a gripe. Para se vacinar é necessário apresentar o documento de identidade com foto e CPF, além do cartão de vacinas e não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Os endereços dos locais de vacinação e os horários de funcionamento de cada unidade podem ser acessados no site da PBH.

Para se imunizar, também é necessário que o usuário seja cadastrado em um centro de saúde. O cadastro pode ser realizado no momento em que o usuário chegar à unidade.

Edição: Giovanna Fávero
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!