BH começa a aplicar a vacina bivalente no público acima de 18 anos nesta terça

vacina bivalente BH
O imunizante está disponível em 152 centros de saúde e em três postos extras da capital (Adão de Souza/PBH)

Os moradores de Belo Horizonte com 18 anos ou mais poderão, a partir desta terça-feira (2), tomar a tão aguardada vacina bivalente contra a Covid-19. O imunizante está disponível em 152 centros de saúde e em três postos extras da capital.

A prefeitura orienta que, para receber a vacina, é preciso ter concluído, pelo menos, o esquema primário completo de duas doses com as vacinas monovalentes, respeitando o intervalo mínimo de 4 meses da última dose de vacina.

Não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina bivalente e outros imunizantes, como a vacina contra a gripe. Para se vacinar é necessário apresentar o documento de identidade com foto e CPF, além do cartão de vacinas e não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Os endereços dos locais de vacinação e os horários de funcionamento de cada unidade podem ser acessados no site da PBH.

Para se imunizar, também é necessário que o usuário seja cadastrado em um centro de saúde. O cadastro pode ser realizado no momento em que o usuário chegar à unidade.

O cadastramento dos dados dos usuários é uma exigência do Ministério da Saúde para o efetivo registro das doses aplicadas no município e, também, para que as informações sejam incluídas no Conecte SUS, plataforma digital do governo federal.

Doses não são suficientes

A prefeitura de BH reforça, contudo, que não dispõe de estoque suficiente para a vacinação de todo o público elegível entre 18 anos e 59 anos, que são 1,2 milhão de pessoas – descontadas desse número aquelas já convocadas por fazerem parte de grupos prioritários.

Com o envio mais recente de imunizantes pela Secretaria de Estado de Saúde, ocorrido na última semana, a PBH dispõe de 104 mil doses da vacina bivalente para a imunização do novo público, a partir desta terça-feira.

Ministério da Saúde anuncia ampliação

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação com a dose de reforço bivalente contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos no último dia 24. A recomendação tem o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país.

A orientação vale para quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca, Pfizer ou Janssen) como esquema primário ou como dose de reforço, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose.

Quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso, também pode procurar as unidades de saúde. Segundo a pasta, cerca de 97 milhões de brasileiros podem ser vacinados nesta etapa do Movimento Nacional pela Vacinação.

“Eu quero conclamar a união de todos pelo nosso Movimento Nacional pela Vacinação. É um movimento do Ministério da Saúde, dos estados, dos municípios e toda a sociedade civil. A ciência voltou e precisamos retomar a confiança da população nas vacinas, é uma missão de todos nós”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!