Selecionados do Trilhas de Futuro já podem fazer a matrícula; veja como

15/10/2024 às 18h09
Selecionados do Trilhas de Futuro já podem fazer a matrícula; veja como
Estudantes têm até o dia 29 de outubro para se matricular (Cristiano Machado / Imprensa MG)

Os estudantes selecionados para um dos cursos técnicos gratuitos do programa Trilhas de Futuro têm até o dia 29 de outubro para se matricular. Segundo a Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), os alunos devem comparecer presencialmente na instituição de ensino em que foram alocados, conforme resultado divulgado no dia 11 de outubro.

Nesta edição, o programa oferece mais de 50 mil vagas em 130 municípios, envolvendo 156 instituições de ensino técnico. Ao todo, os candidatos podem escolher 78 cursos, incluindo novidades como técnico em brinquedoteca, cervejaria e defesa civil. O resultado da alocação podem ser conferidos neste link.

O Trilhas de Futuro também oferece uma ajuda de custo de R$ 20,00 por dia, destinada à alimentação e ao transporte dos estudantes. As aulas estão previstas para começar no dia 3 de fevereiro de 2025.

O programa contou com mais de 346 mil inscrições, a seleção foi realizada com base na disponibilidade de vagas, cursos oferecidos e nas preferências indicadas pelos candidatos.

Documentação necessária

Para confirmar a matrícula, os candidatos ou seus responsáveis devem comparecer à instituição de ensino designada com os seguintes documentos:

  • Documento de identidade ou certidão de nascimento (original e cópia);
  • CPF do estudante (obrigatório);
  • Comprovante de residência (original e cópia) em nome dos pais/responsáveis ou do estudante;
  • Declaração de escolaridade (para estudantes ainda cursando o ensino médio);
  • Histórico escolar ou declaração de conclusão (para egressos do ensino médio).

Caso o estudante for menor de idade, será necessário apresentar os documentos dos pais ou responsáveis. Os alunos do 1º ano do ensino médio devem apresentar uma declaração de matrícula no 2º ano para garantir sua vaga, até o início das aulas.

Vagas remanescentes

Os candidatos que não passaram na chamada regular terão uma nova chance entre os dias 12 e 22 de agosto, quando serão abertas as vagas remanescentes.

As vagas disponíveis serão divulgadas no site do Trilhas de Futuro, e os candidatos poderão escolher o curso e a instituição de preferência a partir da lista de opções remanescentes.

Redação BHAZ

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ