TCE considera valor de pedágio ‘excessivo’ e suspende edital de concessão de rodovias na Grande BH

25/04/2025 às 17h38 - Atualizado em 26/04/2025 às 13h08
mg-010
(Divulgação/DER-MG)

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) suspendeu, nesta sexta-feira (25), o edital da licitação para concessão de rodovias no Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Entre o motivos apontados estão as tarifas excessivas para a população e a verificação de inconsistências nos documentos enviados pelo Governo de Minas. O BHAZ procurou o Governo de Minas sobre a nova decisão do TCE e aguarda posicionamento. No entanto, pouco antes da divulgação dessa medida pelo Tribunal, o governo já havia informado que encaminhou esclarecimentos ao órgão.

A decisão, tomada de forma monocrática pelo conselheiro Agostinho Patrus, relator do processo, apontou ainda que houve realização inadequada das audiências públicas e mudanças no edital sem apresentação de estudos atualizados.

Segundo o TCE-MG, as audiências públicas ocorreram em apenas dois dias, na Cidade Administrativa e em Vespasiano. Nesse sentido, o Tribunal destacou que a divulgação ocorreu de forma insuficiente e com formato presencial, o que inviabilizou a participação dos 12 municípios que serão diretamente impactados. Além disso, o Governo de Minas, segundo o órgão não respondeu devidamente os questionamentos feitos durante as audiências, comprometendo a transparência do processo.

De acordo com o TCE-MG, os estudos também priorizaram a redução de gastos para o estado e o aumento da rentabilidade para o parceiro privado. No entanto, para o relator, o edital negligencia os impactos sobre a população de baixa renda. Segundo o TCE-MG, o Governo de Minas “ignorou determinações anteriores do próprio Tribunal sobre o princípio da modicidade tarifária, que prevê tarifas justas e acessíveis”, explica em nota.

A alteração do edital de forma repentina é outro agravante apresentado pelo TCE-MG. O Governo de Minas deveria, em tese, enviar as alterações dentro do prazo de 10 dias. No entanto, o tribunal recebeu as informações somente às 22h dessa quinta-feira (24), sem especificação das mudanças ou dos novos estudos técnicos. Apesar disso, o governo mineiro anunciou que a publicação do edital ocorrerá neste sábado (26), menos de 48h depois de ter prestado as informações.

Diante disso, o TCE-MG impediu a republicação do edital até que novos estudos sejam realizados e apresentados em audiências públicas nos formatos presencial e remoto. Conforme a decisão, as sessões deverão ocorrer em todos os 12 municípios afetados, com ampla divulgação prévia.

Exigências do TCE-MG

Na última segunda-feira (14), TCE-MG solicitou acesso aos estudos de impacto econômico-financeiro da concessão, bem como a metodologia de cálculo das tarifas, as análises de tráfego, de viabilidade técnica, ambiental, além do plano de negócios da futura concessionária.

A definição das praças de pedágio também estava incluída nas exigências do TCE-MG, além de justificativas técnicas e jurídicas para a escolha da localização dos pontos de cobrança. O tribunal também questionou se as audiências públicas ocorreram em todos os municípios diretamente afetados, com participação da população.

Nesse sentido, o tribunal determinou que o Governo de Minas deveria comunicar ao TCE-MG, com no mínimo cinco dias úteis de antecedência, qualquer ato que representasse avanço do processo licitatório, sob pena de multa.

Vinícius Sampaio

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa. Foi repórter da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (Fratevi). Repórter no BHAZ desde novembro de 2024.

Vinícius Sampaio

Email: [email protected]

Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa. Foi repórter da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (Fratevi). Repórter no BHAZ desde novembro de 2024.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ