Pesquisar
Close this search box.

Transporte público da Alemanha passa a ter bilhete único mensal de 49 euros

Por

Mais de 750 mil pessoas já adquiriram o passe desde que se iniciou a pré-venda, na última terça-feira (FOTO ILUSTRATIVA: Banco de imagens/Pixabay)

A partir de hoje (1º), a população da Alemanha poderá acessar o sistema de transporte do país pagando um bilhete único mensal no valor de 49 euros. Mais de 750 mil pessoas já adquiriram o passe desde que se iniciou a pré-venda, na última terça-feira (25).

O bilhete, chamado de “Deutschlandticket”, garante acesso aos ônibus, metrôs e trens locais e regionais do país de forma ilimitada, com exceção dos trens de alta velocidade ou de primeira classe.

A expectativa do governo é que ao menos 16 milhões de pessoas passem a usar o passe único. Pelas redes sociais, o ministro dos Transportes da Alemanha, Volker Wissing, definiu a medida como um “marco” para o país.

“A partir de hoje, você pode utilizar o transporte público para todo o lado com o Deutschlandticket. Basta entrar e pronto. Um marco para o transporte individual que se adapta à vida das pessoas”, declarou.

Como funciona o passe único?

O passe único de 49 euros, valor que corresponde a R$ 268 atualmente, garante viagens ilimitadas por toda a Alemanha. Ele pode ser adquirido pela internet ou nos terminais do país e pode ser recarregado por aplicativo.

Crianças menores de 6 anos poderão viajar gratuitamente. O Deutschlandticket não pode ser transferido para ninguém, por ser um bilhete individual. Para utilizá-lo, o passageiro deve apresentá-lo junto a um documento de identificação com foto.

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ