Alessandra Negrini divide opiniões ao se vestir como indígena no Carnaval: ‘Tive a ousadia’

alessandra negrini indígena polêmica
Alessandra Negrini e sua fantasia de indígena causaram polêmica (Luiza Vaz/TV Globo/Reprodução + @Sandman998/Twitter/Reprodução)

A atriz Alessandra Negrini definiu como “ousadia” a escolha de sua fantasia para o Carnaval. No entanto, para muita gente, a decisão de Negrini de sair vestida de indígena não foi uma boa ideia. “Para falar sobre uma causa, você não precisa protagonizá-la, ou seja, não precisa se personalizar como uma minoria pra que você possa dar voz a ela”, escreveu uma usuária do Twitter.

A atriz participou do trio do Bloco Augusta, em São Paulo, nesse domingo (17). Acompanhada de lideranças indígenas, como Sônia Guajajara, Negrini estava com o corpo pintado e usava um cocar, penas e folhas como adereços.

Mesmo que a atriz estivesse acompanhada de lideranças indígenas, nas redes sociais surgiram críticas. Entre elas, outras representantes dos povos originários. “Não precisa ser indígena para ajudar e nem achar que vai virar um porque tá ajudando. Ninguém vai te adotar e te bajular”, escreveu a indígena Jé Hãmãgãy pelo Twitter.

‘A luta indígena é de todos nós’

Ao ser questionada sobre a polêmica, a atriz respondeu à Folha de São Paulo que “a luta indígena é de todos”. “Hoje para mim a questão indígena é a central desse país. Ela envolve não somente a preservação da cultura deles como a preservação das nossas matas”, acrescentou.

Mesmo com as críticas, uma grande parcela dos comentários nas redes sociais foi em defesa de Negrini. Um argumento usado para concordar com a atriz foi de que ela estaria acompanhada de representações indígenas, garantindo que ela tinha autorização para o uso das vestimentas.

Idade surpreendente

Além da repercussão da roupa indígena, outro ponto chamou a atenção na saída de Alessandra Negrini: sua idade. Nas redes sociais, algumas pessoas se surpreenderam ao descobrir que a atriz tem 49 anos. “Chegou aqui a informação de que a Alessandra Negrini é mais velha que a minha mãe. Não é possível uma coisa dessas”, escreveu um usuário do Twitter.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!