Alok é acusado de não pagar produtores ‘fantasmas’ por hits; DJ move processo contra dupla

Alok
DJ tem um processo em andamento contra os produtores (Reprodução/@alok/Instagram)

Dois produtores, os irmãos Sean e Kevin Brauer, acusam o DJ Alok de não pagar por serviços prestados na produção de pelo menos 14 hits do artista. Os irmãos, que formam uma dupla conhecida como Sevenn, denunciaram o DJ em entrevista à Billboard.

Eles detalharam à revista o que chamam de “relacionamento comercialmente abusivo e unilateral” com Alok. Criados no Rio de Janeiro, em uma comunidade religiosa, os irmãos afirmam que atuaram como “produtores fantasma” para o DJ em várias faixas.

A dupla diz que não recebeu créditos ou qualquer forma de remuneração pelo trabalho, além de reivindicar que o estilo “Brazilian Bass” normalmente associado a Alok não foi criado pelo artista, e sim pelos irmãos.

Entre as faixas que teriam contado com a contribuição dos irmãos Brauer, estão “Fuego” e “Favela”, enormes sucessos do DJ. De acordo com estimativa da Billboard, se as acusações forem verdadeiras, a dupla pode ter que receber cerca de US$ 263.000 em royalties e taxas, o que corresponde a quase R$ 1,5 milhão.

As acusações

Sean e Kevin Brauer relatam que, em 2015, Alok teria começado a ajudar os irmãos e fornecido oportunidades para a atuação deles na indústria. “Nós ficamos felizes em retribuir o favor, até que começamos a perceber que ele estava lucrando enormemente com o nosso trabalho sem oferecer nada substancial em troca”, contam.

“Nós confiávamos tudo ao nosso senhor e salvador papa Alok. Nós não tínhamos ideia do mundo. Nós não tínhamos ideia de como os negócios funcionam. Tudo o que sabíamos fazer era compor música”, pontua Sean Brauer.

O produtor conta que “experimentou os sons do baixo e criou duas predefinições” que depois se tornariam “marca registrada” de Alok no estilo Brazilian Bass. O DJ teria ajudado a dupla a conseguir seus primeiros shows, mas no final de 2016, os irmãos disseram que “estavam ficando nervosos em trabalhar” com Alok.

Ainda segundo a acusação, o DJ teria se oferecido para pagar a dupla por alguns trabalhos, mas os irmãos recusaram. “Nós nunca tínhamos recebido um dinheiro assim antes”, disse Kevin, ao contar que se arrepende da recusa.

Na entrevista à Billboard, a dupla Sevenn detalhou outras circunstâncias em que teriam trabalhado “de graça” para Alok.

Alok processa os irmãos

Procurado pela Billboard, Alok negou as acusações. A equipe do DJ disse que “ao criar uma falsa narrativa” Kevin e Sean estavam “tentando se apresentar como vítimas e litigar suas disputas com Alok na imprensa, bem como no tribunal da opinião pública”: “O Alok não tem intenção de morder a isca”.

De acordo com a equipe, o DJ tem um processo em andamento contra os irmãos “decorrente do fracasso do Sevenn em creditar e pagar o Alok por uma série de lançamentos” da dupla. A ação, movida em 12 de janeiro em um tribunal civil de São Paulo, tem como foco cinco faixas.

Procurada pelo BHAZ, a assessoria de imprensa do artista não retornou até a publicação desta reportagem.

O advogado do DJ enviou uma nota à coluna Leo Dias no Metrópoles, contestando a denúncia dos irmãos e reforçando que Alok já processa a dupla.

“Note que os irmãos Kevin ou Sean NUNCA fizeram qualquer notificação ou processaram Alok pelas infundadas alegações que fazem na matéria, isso porque NÃO POSSUEM QUALQUER PROVA DAS ALEGAÇÕES FEITAS, utilizaram apenas um veículo de imprensa que de forma sensacionalista e sem se preocupar com a verdade, mesmo sem nenhuma prova, atacam um artista que sua imagem e reputação falam por si”, diz a nota.

Nota do advogado de Alok

“Alok contesta o conteúdo da matéria vinculada e informa que isso já era esperado em razão das notificações e ações judiciais que moveu contra os irmãos Kevin e Sean. Os mesmos, que hoje estão sendo acompanhados pelo empresário Marquinhos da Audiomix, estão sendo processados por Alok em razão da utilização de obras criadas por Alok e não creditadas ao mesmo.

Note que os irmãos Kevin ou Sean NUNCA fizeram qualquer notificação ou processaram Alok pelas infundadas alegações que fazem na matéria, isso porque NÃO POSSUEM QUALQUER PROVA DAS ALEGAÇÕES FEITAS, utilizaram apenas um veículo de imprensa que de forma sensacionalista e sem se preocupar com a verdade, mesmo sem nenhuma prova, atacam um artista que sua imagem e reputação falam por si.

Fica clara a intenção daqueles que o acusam, quando o fazem isso apenas através de matéria promovida, sendo que NUNCA o sequer notificaram ou procuraram a via judicial para tratar as acusações falsas. Diante disso, Alok não irá promover pessoas de má índole que já possuem um histórico de mentiras e que sabe-se qual é a real intenção.

Note que o ALOK, diferente deles, já tomou as providências legais cabíveis, porque diferente dos irmãos, ele possui provas e entende que via judicial é a via adequada para quem possui provas e que preserva a verdade”.

Edição: Giovanna Fávero
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!