Anitta posta foto em terreiro de Candomblé e sofre intolerância religiosa: ‘Sempre foi macumba’

17/12/2021 às 10h13 - Atualizado em 17/12/2021 às 10h14
Anitta sofre intolerância religiosa
Carioca sofreu ataques após publicar foto com seu pai de santo (Reprodução/@anitta/Instagram)

Anitta sofreu intolerância religiosa após aparecer em clique raro, nessa terça-feira (14), vestindo roupas tradicionais do Candomblé. Em foto publicada no Instagram, a cantora apareceu no terreiro que frequenta há oito anos em Nova Iguaçu (RJ), na Baixa Fluminense.

A intérprete de “Girl From Rio” estava no Brasil após a participação no Carnatal. Decidiu, então, compartilhar um momento feliz ao lado de seu pai de santo, Sérgio Pina, o que gerou comentários preconceituosos sobre a religião de matriz africana que a carioca segue.

Anitta ao lado de seu pai de santo (Reprodução/@anitta/Instagram)

‘Sempre foi macumba’

Dentre as críticas, várias pessoas sugeriram que a fama de Anitta seria resultado das práticas do Candomblé. “Na hora da salvação, vamos ver se o pai de santo dela vai vir salvar ela”, disparou um seguidor. “Nunca foi sorte, sempre foi De… espera. Sempre foi macumba”, comentou outro.

Em resposta aos intolerantes religiosos, a cantora ironizou em uma indireta nos stories. “Bom dia sem filtro, muita gente falando merda, hein. Muita gente falando merda”, soltou ela, imitando o meme criado pela atriz Katiuscia Canoro.

Na sequência, continuou: “Eu amo esse áudio, passa para o lado para ver outra coisa que amo”, disse postando mais uma foto ao lado de seu pai de santo, do pai, Mauro Machado, e do irmão, Renan Machado.

Família de Anitta também segue a religião Candomblé (Reprodução/@anitta/Instagram)

Web aponta intelorância religiosa

No Twitter, praticantes do Candomblé e fãs de Anitta desaprovaram os ataques destilados à cantora. Muitos celebraram as imagens compartilhadas e agradeceram à carioca por mostrar a beleza da religião, que é alvo de intolerância religiosa e preconceito na sociedade brasileira.

“Anitta, você é um marco. Que o axé que Anitta recebe caia por todos nós”, desejou um dos seguidores. “Se fosse um padre ou um pastor, eu tenho certeza que a história seria outra”, apontou outra pessoa.

No Brasil, a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, alterada pela Lei nº 9.459, de 15 de maio de 1997, considera crime a prática de discriminação ou preconceito contra religiões.

Confira um pouco da repercussão abaixo:

Editado por: Vitor Fernandes

Nicole Vasques

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Nicole Vasques

Email: [email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Mais lidas do dia

Leia mais

Acompanhe com o BHAZ