Ator Felipe Titto é detido por desacato após seguir casal que teria abandonado cachorro

felipe-titto
Ator Felipe Titto foi detido na última sexta-feira após perseguir um casal que abandonou um cachorro na estrada (Reprodução/@felipetitto/Instagram)

A Polícia Civil instaurou um termo circunstanciado contra o ator Felipe Titto nessa segunda-feira (12), por ter desacatado policiais militares em Canela, Rio Grande do Sul. A Brigada Militar da cidade ainda registrou uma ocorrência contra ele. O fato ocorreu na sexta-feira (9), quando o artista da Globo perseguiu um carro contendo um casal que, segundo ele, abandonou um cachorro na estrada. Felipe foi às redes sociais na noite de ontem (12) para se pronunciar sobre o assunto, e confirmou que de fato tinha sido levado para a delegacia.

Segundo o portal Gossip do Dia, o soldado Jeferson Oliveira estava no posto da Brigada Militar por volta das 22h da sexta-feira, quando dois carros encostaram buzinando. De acordo com o militar, o primeiro carro era um C3, onde estava um casal, e o veículo de trás era um Jeep Compass, em que Felipe Titto estava como passageiro e acompanhado de um homem. O soldado questionou o que havia acontecido, no que o ator e o amigo disseram que o casal havia abandonado um animal na via pública, fato que não foi comprovado pela polícia.

Já o casal negou ter abandonado o animal e relatou que o carro simplesmente começou a segui-los e a buzinar e, com isso, eles dirigiram-se até o posto da Brigada Militar. Eles ainda disseram à polícia que a perseguição aconteceu desde a entrada da cidade por três ou quatro ruas, e por não saberem do que se tratava, procuraram a ajuda da Brigada Militar. O soldado Jeferson Oliveira relatou que Felipe Titto estava alterado. “Se alterou com a guarnição, dizendo que ele tinha seguidores, que era da Rede Globo, que tinha poder e que iria ligar para alguém”, contou o militar.

Desacato à autoridade

Nisso, outros policiais que chegaram no momento do ocorrido deram voz de prisão para Felipe Titto por desacato e o levaram até a delegacia, onde fizeram uma ocorrência. Depois do registro, as autoridades liberaram o ator. Conforme dito pelo delegado Vladimir Medeiros, o caso acabou gerando a instauração de um termo circunstanciado. Isso poderá ou não resultar em indiciamento, e deve ser enviado ao poder judiciário da cidade de Canela nos próximos dias. Até lá, tanto o artista quanto o motorista do carro onde ele estava e o casal serão ouvidos.

Na publicação feita pelo portal Gossip do Dia, Felipe Titto fez um comentário confirmando a história e disse que a parte em que ele tinha seguidores e era da Globo trata-se de uma mentira. “Tirando as mentiras de eu ter falado que era ator da Globo, e tinha milhões de seguidores… O fato de eu estar alterado é verdade”. Titto ainda disse que ses presenciar a cena de alguém abandonando um cachorro, ficaria alterado também. “Se você abandonar um cachorro no canteiro de uma rodovia e eu presenciar essa cena, certamente vou me alterar com você também!!! O mundo pode estar com os valores invertidos, mas o meus permanecem intactos!”, escreveu.

Felipe Titto conta a versão dele

Ontem (12), Felipe Titto foi até os stories do Instagram para se pronunciar melhor sobre a história. Ele contou em detalhes o que havia acontecido em sua passagem pelo Rio Grande do Sul. “Eu vi um carro arrancando do acostamento onde ele tinha acabado de abandonar um cachorro, um vira-latinha. E esse cachorrinho saiu em disparada, e só tinha nós dois na rodovia e o cachorro disparado, muito rápido, desesperado atrás desse carro. Eu vi esta cena, fui atrás do carro. Tendo feito isso, emparelhado com o carro, ele fechou o vidro e foi embora”.

O ator disse que tomou a decisão de ir atrás do carro, perseguindo-o pelas ruas, e eles acabaram caindo num posto da Brigada Militar, e isso deu esperanças para Titto, que viu uma oportunidade de incriminar o casal por ter abandonado o cachorro. “Nisso, me sai um policial da brigada, mandando eu falar baixo e dizendo que eu estava falando muito alto. Quem me conhece sabe que eu defendo a polícia, mas todo saco de laranja tem uma laranja podre e eu dei de frente com elas”.

Ele explicou ao policial que seguiu o carro porque o casal havia abandonado o cachorro, e que após isso chegou uma viatura com outros dois militares, que ficou impaciente com a situação. “Na nota diz que eu disse que sou ator da globo, que tenho milhões de seguidores. Qual a chance de eu fazer um bagulho desse? Principalmente porque eu queria que ninguém me visse, é polêmica”. Felipe Titto disse que perguntou o nome do policial, que o ignorou e não quis respondê-lo.

Policial prende o ator

“Aí eu olhei pro meu sócio e falei: ‘dá meu celular aí’, porque eu ia ligar pra advogado. E o cara [policial] olhou: ‘me senti coagido! Agora você me desacatou! Você está preso!’. Dei o braço pra ele, me algemou por cima do meu relógio, arrebentou meu pulso, ficou todo dolorido, e me jogou dentro da viatura. Me levou pra fazer corpo de delito, depois me levou pra delegacia, onde eu dei meu depoimento e ele me soltou”. Segundo o ator, as autoridades fizeram piadas a respeito de usar o fuzil nele, e que tem os dados dos policiais para tomar medidas judiciais contra a abordagem deles.

Conforme relatado por Felipe, ele foi até a delegacia, deu o depoimento e depois de todo o acontecido, notou que o crime em relação ao animal saiu impune. Além disso, ele apontou a questão de ter sido uma pessoa privilegiada e que passou por tal abordagem, comparando com pessoas pretas e pobres que, segundo ele, passam por tratamento pior. “Agora fico pensando em preto, pobre, favelado, sem instrução nenhuma. O que esses caras não passam nas mãos dessas laranjas podres da corporação? É bom pra gente abrir o nosso olho”.

Lei Sansão

No dia 30 de setembro de 2020, a Lei Sansão entrou em vigor no Brasil, a fim de penalizar aqueles que praticarem maus-tratos contra cães e gatos. A lei prevê a prisão por dois a cinco anos, multa e proibição da guarda do animal. O nome da lei presta homenagem ao pitbull que teve suas patas traseiras cruelmente decepadas em julho do ano passado, em Confins, região Metropolitana de Belo Horizonte.

“Não sei se essa lei corrigirá comportamentos que na verdade são psicopáticos. Mas acho que ela servirá para fazer muitas pessoas pensarem duas vezes antes de maltratar, abandonar ou torturar um animal de estimação. Será um apoio a mais para nós protetores que tão pouco apoio temos de órgãos públicos ou da sociedade. Assim sendo, qualquer migalha que nos é dada pode ser celebrada”, disse a advogada Danielle Mansur.

Já a médica veterinária Natássia Miranda disse que a sanção da lei foi um dos melhores acontecimentos de 2020. “Antes, a pessoa que maltratava um animal ia apenas na delegacia assinar um papel e era liberada. Hoje, estamos vendo a justiça sendo feita, com os infratores sendo, realmente, presos. Infelizmente, essa lei só abrange cães e gatos. Mas já é um grande avanço para minimizar a quantidade exagerada de casos que vemos diariamente. É uma vitória no âmbito da proteção animal”.

Com Agência Brasil

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!