Bilionária Luiza Trajano tem WhatsApp clonado e alerta que golpista está pedindo dinheiro: ‘Não cliquem em nada’

luiza trajano
Fundadora do Magazine Luiza usou as redes sociais para informar seguidores (Reprodução/@luizatrajano/Instagram)

A bilionária Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza, usou as redes sociais para comunicar que seu WhatsApp foi clonado. Em post nessa terça-feira (12), a empresária divulgou que estão se passando por ela para pedir dinheiro pelo aplicativo.

“Pegaram uma foto minha e estão se passando por mim no WhatsApp, pedindo dinheiro. Por favor, não mandem e não cliquem em nada. É fraude”, escreveu. Nos comentários, famosos expressaram indignação com a atitude do golpista. A atriz Flávia Alessandra disse que “a pessoa é muito desavisada”, enquanto Sabrina Sato disparou: “Até com a sua foto?”.

Além delas, outros seguidores se mostraram desacreditados com a tentativa de golpe. Isso porque a fortuna de Luiza já ultrapassou a casa dos milhões, o que torna improvável pedir dinheiro pelo WhatsApp ou qualquer outro meio.

“Será que alguém daria dinheiro para a dona do maior e-commerce do Brasil?”, disse um usuário. “Imagine alguém recebendo um zap de LUIZA TRAJANO falando ‘Oi, tô sem limite e sem dinheiro aqui, pode me emprestar 200 reais pra pagar um boleto? Dia 15 eu te devolvo'”, divertiu o ativista Onã Rudá.

Evite golpes no WhatsApp

Segundo o Coeciber (Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos), algumas medidas podem ser suficientes para que o cidadão evite ser vítima dos golpes por meio do aplicativo de mensagens: 

  • Não realizar imediatamente pagamentos ou transferências quando houver solicitação por meio do Whatsapp; 
  • Não fornecer dados ou confirmar dados por telefone ou aplicativos não seguros (como Whatsapp, Telegram, etc), ainda que pareçam ser de instituições legítimas; 
  • Restringir as configurações de privacidade de redes sociais, especialmente a da foto de perfil do Whatsapp; 
  • Ativar a verificação em duas etapas em todos os produtos/serviços que possuírem esta funcionalidade (especialmente o Whatsapp). 
  • Alertar parentes e familiares, especialmente os mais idosos, sobre como esse tipo de estelionato vem ocorrendo e ensiná-los a adotar as medidas de prevenção. 

E se eu cair no golpe?

Caso tenha sido vítima, ou alguém tenha tentado aplicar o golpe, o Coeciber orienta a adoção das seguintes providências: 

  • Nunca delete a conversa realizada com o criminoso e nem apague qualquer mensagem do diálogo. 
  • Faça a captura de telas (“print screen” ou “print” como é referido popularmente) dessa conversa; 
  • Realize o “backup da conversa” e a “exportação da conversa” para algum e-mail; 
  • Informe imediatamente ao parente ou amigo cuja identidade está sendo usada pelo criminoso para que ele possa avisar terceiros e se precaver das consequências do uso de seu nome e dados; 
  • Faça um Boletim de Ocorrência, congolpestando o número usado pelo criminoso e quaisquer outros dados que ele tenha fornecido (e-mails, chaves PIX, contas bancárias, etc); 
  • Comunique imediatamente seu banco e o banco para o qual os valores foram transferidos, registrando reclamações formais; 
  • Envie um e-mail para [email protected] comunicando a criação de perfil falso, constando o número utilizado pelo criminoso e as capturas de tela (“prints”) realizadas.
Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!