Black Friday: Veja dicas de como gastar sem se endividar

comércio centro belo horizonte black friday
Economista dá dicas de como se planejar e não se endividar na Black Friday (Moisés Teodoro/BHAZ)

Com a chegada da Black Friday, realizada na próxima semana (24), as pessoas estão se preparando para garantir produtos a preços consideravelmente mais baixos. No entanto, é preciso se planejar e resistir à tentação das ofertas para não se endividar.

Uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) mostrou que 74,8% dos belo-horizontinos entrevistados irão às compras na última sexta-feira de novembro. Pensando nisso, a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, separou algumas dicas para o consumidor.

Planejamento financeiro

De acordo com a economista, é importante que o consumidor conheça sua real situação financeira para estabelecer limites de gastos e evitar compras por impulso. Para se planejar financeiramente, ela destaca que é preciso registrar os gastos do mês anterior para entender quais serão as despesas do mês seguinte.

“O ideal é que o consumidor tenha separado uma quantia exclusiva para a Black Friday e não prejudique as contas. O dinheiros investido na data deve estar no orçamento deste ano para quem vai pagar à vista. Para os que vão parcelar, é fundamental que o valor das parcelas não afete mais que 10% do rendimento mensal”, explica.

Lista de compras

Para evitar compras por impulso, tente se programar e manter fazer uma lista dos produtos que pretende adquirir. Você deve pensar com a seguinte lógica: realmente precisa comprar, desejo comprar e, por fim, compras que o orçamento permite para aproveitar os descontos.

“Isso ajuda o consumidor a fugir das tentações e comprar produtos que, além de não estar precisando, irão impactar negativamente seu orçamento”, afirma a economista.

Encontro de parcelas

É preciso ficar atento às faturas do cartão de crédito para não se endividar. “As novas parcelas da Black Friday vão se encontrar com as anteriores e aumentar o valor final da fatura. Quem possui condições de arcar com esse crescimento, tudo bem. Mas, quem não consegue, deve repensar a compra e o planejamento financeiro”, alerta.

À vista ou parcelado

A escolha da forma de pagamento varia com a realidade financeira de cada consumidor. “Para os que têm o recurso disponível, o ideal é pagar à vista e não protelar um pagamento. Já aqueles que precisam parcelar, devem ficar atentos aos juros que incidirão e como eles afetarão o valor final do produto”, conclui.

Edição: Lucas Negrisoli
Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!